Cultura & Lazer Titulo
Celebridades desconstruídas
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
22/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Desconstruir a imagem de celebridades é uma das especialidades do fotógrafo escocês Rankin, fundador da revista "Dazed & Confused" e autor das fotos que compõem a mostra Chopp off Their Heads, desta quinta-feira a 5 de fevereiro em cartaz no MuBE (Museu Brasileiro de Escultura - Av. Europa, 218. Tel.: 3081-8611). A entrada é franca e a exposição pode ser visitada diariamente, das 10h às 19h.

Entre as 50 fotos (no formato 91,4 cm x 121,9 cm) selecionadas pelo projeto Iguatemi Photo Series, com curadoria de Chico Lowndes, estão uma Madonna em posição de luta e uma Juliette Binoche sorridente na capa da edição francesa da "Playboy" que estampou em novembro de 2007. Na lista estão ainda criações inspiradas em Andy Warhol. Rankin (ou William Rankin Waddell) clicou Justin Timberlake caubói, a exemplo da foto clássica de Elvis Presley, e o quarteto inglês Blur em típico retrato pop art. A mostra mescla músicos, atores e modelos, incluindo Gisele Bündchen, a alemã Heidi Klum e a dinamarquesa Helena Christensen.

Não por acaso, a moda foi a primeira escola do fotógrafo, iniciada efetivamente quando se mudou de Glasgow para a Inglaterra. A "Dazed & Confused", lançada em 1991, foi o primeiro grande marco profissional. Grande parte do material exposto no Brasil veio de produções feitas para capas de revistas.

Além da "Dazed & Confused", que edita desde 1991, Rankin é colaborador habitual de publicações como "Esquire" e "Rank" e se divide ainda entre editoriais de moda e a publicidade. Também se arriscou no cinema e tem três filmes no currículo.

MAGO DA LUZ - O Cinesesc (Rua Augusta, 2.075. Tel.: 3087-0500) recebe a partir de amanhã a mostra "O Mago da Luz - Mimmo Cattarinich", homenagem ao fotógrafo de cena italiano, que passou pelo Sesc Santo André no ano passado.

Cattarinich frequentou sets de filmes de cineastas do porte de seus conterrâneos Federico Fellini (1920-1993), Pier Paolo Pasolini (1922-1975), do espanhol Pedro Almodóvar e de outros nomes da sétima arte europeia.

Entre as imagens que compõem a mostra estão filmes como "Amarcord", de Fellini (que o apelidou O Mago da Luz), e "Ata-me!", de Almodóvar. Dentro dessa programação, o filme "Os Contos de Canterbury", uma das obras de Pasolini que fotografou, será exibido amanhã, às 15h, 17h10, 19h20 e 21h30. Os ingressos custam entre R$ 3 e R$ 12. Já a mostra tem entrada franca e pode ser visitada diariamente, das 14h às 21h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;