Setecidades Titulo
Diadema começa construção de coletor
Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
18/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Diadema dará na próxima semana o ponta-pé inicial para chegar a 60% da quantidade de esgoto tratado na cidade até o próximo ano. A construção do coletor-tronco Curral Grande e de outros três coletores-tronco é necessária para passar dos 13% de esgoto tratado atualmente e atingir a nova meta. A Saned (Companhia de Saneamento de Diadema) promete entregar o conjunto de obras até maio de 2010.

Diadema, junto com Mauá - que cuida apenas de 3% do esgoto produzido na cidade - são os municípios que mais colaboram, proporcionalmente, com o índice regional que ultrapassa 100 toneladas diárias de dejetos despejados sem tratamento nos rios e córregos locais.

Em volume, a liderança fica com Santo André e São Bernardo. As duas cidades mais populosas do Grande ABC enviam à natureza 54,1 toneladas de esgoto por dia, mais da metade do total da região.

O trajeto do coletor-tronco Curral Grande, em Diadema, seguirá a mesma rota do Corredor ABD de ônibus e terá 600 metros de extensão.

Os investimentos nessa obra correspondem a R$ 4,2 milhões. A Saned investirá R$ 420 mil e o restante será financiado pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal.

Para o impacto no trânsito local ser minimizado, a construção do Curral Grande será feita a partir de poços subterrâneos por onde os operários terão acesso à obra. Ao invés de escavar valas a céu aberto, a obra seguirá por túneis subterrâneos previamente feitos pelos construtores.

O primeiro poço a dar acesso às equipes será aberto entre a Rua Fukuichi Nakata e a Avenida Piraporinha.

Para melhorar os índices de coleta de esgoto (Diadema coleta 89% de tudo que gera), redes coletoras com cerca de 20 anos de existência, na divisa dos bairros Taboão e Campanário, estão sendo substituídas.

A Saned informou que essa porção da rede apresenta constantes entupimentos causados sobretudo pelo aumento do volume de esgotos gerado pela população e pouca declividade da rede.

Uma nova rede na Avenida Paranapanema, de 200 metros, será concluída até o fim do mês atendendo 27 famílias e, indiretamente, todas as ligações da bacia local.

Quanto ao abastecimento, está sendo construída uma adutora de 3,5 quilômetros de extensão, que ligará o reservatório do Parque Real a um novo reservatório, no Eldorado, também em obras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;