Cultura & Lazer Titulo
RPM versão 2011
Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
11/08/2011 | 08:16
Compartilhar notícia
Nelson Mello/Divulgação


Sucesso que tomou conta dos alto-falantes nos quatro cantos do País na década de 1980, a banda RPM passa por São Paulo em turnê que marca o retorno do quarteto aos palcos com sua formação clássica. A apresentação será amanhã, no Credicard Hall, às 22h.

Os anos passaram, mas na cartola do grupo liderado pelo contrabaixista, compositor e vocalista Paulo Ricardo, ainda há canções de sobra para tirar. Velhas conhecidas do público brasileiro, Olhar 43 e a Cruz e a Espada foram algumas das responsáveis pelo sucesso homérico do conjunto que conta também com o tecladista e compositor Luiz Schiavon, o guitarrista Fernando Deluqui e o baterista Paulo P.A.

Mas a banda, que tem em seu currículo o disco Rádio Pirata Ao Vivo - um dos mais vendidos no País -, não pensa em ficar apenas revivendo o passado. Músicas como Dois Olhos Verdes, Crepúsculo, Muito Tudo e Ela é Demais (Pra Mim) já fazem parte da sua nova fase de composição.

Todas elas integrarão Elektra, disco que será lançado ainda neste ano. As quatro faixas estão disponíveis para download gratuito no site www.rpm.art.br. "Tivemos mais de 200 mil downloads. Nos shows já tem muita gente cantando as novas. Isso é ótimo, pois o CD nem saiu ainda", conta Luiz Schiavon em entrevista ao Diário.

Mesmo após sua saída da banda, no fim dos anos 1980, a sensação de Schiavon era de que o trabalho estava inacabado e que o retorno aos palcos seria questão de tempo.

Hoje, com boa energia e apresentações lotadas, o grupo consegue não só resgatar parte de seu antigo público, mas conquistar nova fatia de apreciadores. "Houve uma renovação de público e essa parcela jovem conhece não apenas as novas músicas, mas os clássicos e até músicas que considerávamos ‘lado B'. É muito legal", conta Schiavon.

A bagagem dos músicos aumentou, Schiavon acredita que a banda está mais coesa hoje e todos evoluíram muito como músicos. "Estamos tocando bem, modéstia à parte", diz.

O novo show traz produção e palco assinados por Ulysses Cruz e Zé Carratu. Para o reperório de São Paulo, além de faixas como Revolução por Minuto e Alvorada Voraz, as novas também farão parte da festa. "Estamos vivendo um momento muito bom. Músicas novas, show novo, viagens. Nossos planos e sonhos são simples. Poder mostrar nosso trabalho, tanto através de rádio e TV quanto nos shows e darmos prosseguimento a carreira da banda por muitos anos", conclui o tecladista.

RPM - Show. Amanhã, às 22h. No Credicard Hall - Avenida das Nações Unidas, 17.955. São Paulo. Tel.: 4003-6464. Ingr.: R$ 60 a R$ 120.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;