Esportes Titulo
Rio sai na pole para sediar os Jogos de 2012
Edélcio Cândido
Do Diário do Grande ABC
Com Agências
18/06/2003 | 21:09
Compartilhar notícia


Os cariocas saíram na pole pelo direito de representar o Brasil na escolha da sede das Olimpíadas de 2012. A Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Brasileiro apresentou quarta-feira um relatório com quesitos favoráveis ao Rio, que tem duelo à parte com São Paulo na luta para organizar como sede das Olimpíadas de 2012. Alguns trechos do documento, relacionados aos paulistanos, descontentou a secretária municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Nádia Campeão, presente ao evento na sede da entidade, no centro do Rio. A eleição nacional será dia 7 de julho.

Desde a elaboração do relatório, a comissão optou por não falar sobre o assunto, com o objetivo de obter a “máxima isenção”, e refutou qualquer possibilidade de indução sobre os eleitores. Mas, a redação do documento, por vezes, se mostrou mais complacente com o agitado Rio do que com a mais tranqüila São Paulo.

Os 12 avaliadores consideraram que São Paulo necessitará “de um elevado investimento, da ordem de US$ 10 bilhões” para realizar os Jogos. Lembraram, ainda, que os paulistanos terão que superar, obviamente, as restrições orçamentárias atuais e os limites globais de endividamento público, devido ao número de obras a serem executadas.

“Acho que o termo elevado, empregado no texto, não foi adequado”, disse Nádia. “O projeto está dentro da realidade. Estamos prevendo os gastos necessários”. Em relação ao Rio, o documento deixou claro que a cidade, “praticamente sozinha, pode garantir a infra-estrutura para os Jogos Olímpicos de 2012”. Destacou a capacidade de investimentos carioca por seus “sucessivos superávits primários” e sua “disponibilidade de caixa”.

Em Transportes, o plano paulistano foi considerado viável, assim como o do Rio. No entanto, São Paulo recebeu várias observações, como a necessidade de planejamento conjunto dos sistemas de ônibus, metrô e ferrovias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;