Internacional Titulo
Rússia fará 1ª entrega de combustível nuclear ao Irã no fim do ano
Da AFP
11/05/2005 | 22:52
Compartilhar notícia


A Rússia pretende fazer sua primeira entrega de combustível nuclear à central iraniana de Buchehr no final de 2005, ou início de 2006, como estipula o acordo bilateral firmado em fevereiro e que prevê a repatriação do combustível utilizado.

Como o começo das atividades da central iraniana está previsto para final de 2006, "temos de começar a carregar o reator em meados de 2006", explicou o chefe da Agência Federal russa de Energia Atômica, Alexandre Rumiantsev. "O combustível tem de estar na unidade seis meses antes, embora um prazo de três a quatro meses seja aceitável", disse Rumiantsev ao jornal ‘Vremia Novostei’, citando a agência de notícias Ria Novosti.

Quase 100 toneladas de combustível serão transportadas para o Irã em várias entregas supervisionadas pela AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica). "Serão tomadas todas as precauções necessárias, de acordo com as normas internacionais", frisou Rumiantsev.

Segundo o acordo russo-iraniano, o combustível usado no reator permanecerá armazenado por três ou quatro anos em recintos especiais no interior da central e, depois, será transportado para a Rússia.

O objetivo é evitar que a República Islâmica reutilize o material para a fabricação de bomba atômica, como temem os Estados Unidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;