Internacional Titulo
Cacique Raoni busca apoio na França para proteger reserva
Da AFP
26/11/2002 | 15:50
Compartilhar notícia


O cacique Raoni, da tribo amazônica caiapó, reuniu-se nesta terça-feira em Paris com um representante do ministério das relações exteriores, com o objetivo de conseguir apoio financeiro para defender sua reserva frente aos madeireiros e pescadores ilegais, informou a chancelaria.

Raoni se reuniu com o secretário francês das relações exteriores, Renaud Muselier, a quem apresentou os projetos do instituto que leva seu nome e que abrange uma reserva de 78 mil km2, precisou a fonte.

Em uma coletiva anterior, o cacique disse em Paris que tinha viajado à Europa para obter fundos a fim de proteger sua reserva.

"Necessitamos de dinheiro para a criação de postos de controle, com certa infra-estrutura, para administrar os limites da reserva, de um carro e eventualmente de um avião que sobrevoe as regiões mais inacessíveis", explicou.

Raoni denunciou que em agosto passado, "pela enésima vez, os brancos pescaram com dinamite no grande rio que forma o limite de nossa reserva. Chegaram com caminhões e dispararam contra os índios".

"Em outros tempos, matávamos numerosos brancos. Não quero mais isso", frisou. "Mas é necessário que nos respeitem".

Antes de Paris, Raoni esteve na Bélgica, onde o governo regional concedeu ao seu instituto um fundo de 50 mil euros anuais durante cinco anos, segundo explicou Gustave Verswijver, novo coordenador-geral do instituto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;