Setecidades Titulo Ribeirão Pires
Polícia apreende animais silvestres
Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
Matheus Angioleto
Especial para o Diário
15/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 A PM (Polícia Militar) apreendeu ontem grande quantidade de animais silvestres, mantidos sem autorização, em residência no Jardim Boa Vista, em Ribeirão Pires. Proprietário dos bichos, o mecânico Fabiano de Farias, 37 anos, é investigado e foi multado em R$ 41 mil. Ele também foi autuado por ameaça e posse irregular de arma de fogo.

No local foram encontrados cerca de 30 pássaros em 26 gaiolas, entre eles aves silvestres como a gralha-cancã, tiê-sangue, bico-pimenta. trinca- ferro, papagaio e azulão. Além disso, o homem mantinha em casa uma cobra do milho norte-americana e um lagarto da espécie teiú.

A descoberta foi feita depois que a mulher do mecânico, com quem tem filha de 3 anos, acionou a polícia. Segundo ela, o marido – que seria consumidor de drogas e álcool – teria a ameaçado com arma de fogo. O delegado plantonista de Ribeirão, onde o caso foi registrado, David Pimentel Barbosa de Siena explicou que quando os PMs chegaram ao local a mulher estava arranhada.

“As discussões eram comuns, porém, foi a primeira vez que ela registrou a ocorrência. Ele estava embriagado e teve discussão com a esposa. Segundo ela, o marido chegou a pegar a arma e falou que ia matá-la. A gente apreendeu o armamento e estamos verificando a procedência”, disse. A arma é uma pistola Bersa, marca da Argentina, calibre 22. A numeração não estava raspada.

O suspeito não estava no local no momento da abordagem da PM, mas se apresentou na delegacia por vontade própria – e também estava arranhado. Alegou que os animais eram de estimação e não seriam comercializados, porém, a investigação ainda não descartou a hipótese. “A multa é aplicada pela Polícia Ambiental e calculada por cada animal. Somente por causa da cobra foram cobrados R$ 2.000. Ele alega que os bichos eram dele, mas acho pouco provável”, declarou o delegado.

Amparada pela Lei Maria da Penha, a mulher, 41 anos, solicitou medida protetiva – determina o afastamento do agressor da vítima, que foi encaminhada pela Polícia Civil ao Judiciário. Ela ficará na casa de parentes com a criança. Farias não tem antecedentes criminais e foi liberado.

Os pássaros e o lagarto foram levados para o Parque Ecológico do Tietê e a cobra, para o Instituto Butantan, onde devem ser analisados por especialistas. Aparentemente, eles não sofriam maus-tratos. “Não existia uma identificação ou regularização dos animais. Tem uma espécie que ainda não foi identificada e pode até estar em extinção”, disse o delegado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;