Questão de Emprego Titulo Carreira
Sinais de demissão
Vanessa Aguiar
gerente de divisão da Robert Half
14/03/2017 | 07:08
Compartilhar notícia


Quais são os principais sinais de uma demissão?

De maneira geral, a demissão não acontece de uma hora para outra – a não ser em casos de justa causa. Mas quando a notícia chega, costuma causar surpresa, por isso é importante estar atento a alguns sinais que podem indicar a aproximação de uma demissão. Receber avaliações negativas frequentemente é um deles. Além disso, entenda se o seu gestor não está reduzindo suas atividades, deixando de te incluir em novos projetos ou, se for o caso, se está se dirigindo diretamente a seus subordinados.


Como evitar uma possível demissão?

Ao notar alguns dos sinais citados você terá a oportunidade de reverter essa situação. O melhor caminho é conversar com seu gestor e entender o que está acontecendo. Converse de forma amigável e transparente, mostre-se disposto a mudar algum comportamento que não esteja adequado e tente chegar a solução interessante para ambos. Solicitar feedbacks periódicos é uma maneira de entender se as entregas e a qualidade do trabalho estão dentro do esperado pelo gestor e, assim, fazer possíveis ajustes antes de entrar na lista dos demitidos.


O que fazer quando recebo um feedback negativo?

A primeira atitude é entender a conversa como uma oportunidade de troca e crescimento e não como um simples julgamento ou crítica pessoal. Estar aberto a esse diálogo e disposto a ouvir e avaliar os pontos de melhoria apontados tendem a trazer ganhos tanto para a vida pessoal quanto profissional.


De que forma devo mencionar que fui demitido do meu emprego anterior em uma entrevista profissional?

Falar da própria demissão na entrevista de emprego pode gerar certo desconforto para o candidato. Porém, não tente esconder ou mentir sobre a demissão, pois com simples telefonema o recrutador pode confirmar o que você disse. A verdade é sempre o melhor caminho, porque a tentativa de omitir qualquer informação da sua carreira pode ser vista como postura antiética. A recomendação é que, ao falar sobre demissão, não demonstre raiva ou ressentimentos. Aproveite para relembrar como o emprego anterior contribuiu positivamente para a sua carreira e os aprendizados que a situação trouxe.


O que pode causar a demissão de um colaborador?

Em geral, o cansaço, o desânimo e a desmotivação dos profissionais costumam ser alguns dos causadores das demissões, além da diminuição na performance. Isso porque quando não se está feliz com a função, a empresa ou o ambiente dela, o rendimento tende a cair, assim como a qualidade dos resultados e das atividades realizadas, impactando e prejudicando os negócios da empresa. Relacionamento ruim com o seu gestor, cliente ou colegas de trabalho e postura inadequada no ambiente de trabalho também podem prejudicar sua imagem. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;