Setecidades Titulo Educação
Vândalos danificam salas em Emeief
Vanessa de Oliveira
do Diário do Grande ABC
22/02/2017 | 07:10
Compartilhar notícia


Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Machado de Assis, no bairro Parque Miami, em Santo André, foi alvo de vandalismo no fim de semana. Esta não foi a primeira vez que a situação ocorreu – inclusive, segundo mães de alunos e funcionários, o problema é recorrente. “Trabalho aqui desde 2015, e isso já aconteceu ao menos quatro vezes”, falou um funcionário, que preferiu não se identificar.

Quatro salas da unidade foram prejudicadas. Materiais guardados nos armários foram espalhados pelo chão e tinta, jogada em cima dos objetos, nas paredes, no teto e nas lousas. Nada foi furtado. A higienização e organização foram feitas na segunda-feira, sendo que apenas os alunos do período da manhã foram dispensados. À tarde, as aulas ocorreram normalmente, apenas com a interdição de algumas salas que foram apresentadas à comunidade como forma de sensibilizar as famílias para que atuem junto à comunidade a fim de evitar novas invasões e vandalismo.

Os prejuízos deixados em outras invasões contribuem para novas entradas de vândalos. Uma das janelas está sem tranca e a grade, solta. No pátio, o telhado de polipropileno também tem uma parte quebrada. “A manutenção depende de verba da Prefeitura”, comentou o funcionário.

“Vândalos vivem entrando aqui. Sempre ficamos esperando alguém fazer algo, como deixar um guarda no local, mas dizem que não é possível”, comentou a dona de casa Juliana Mafalda da Costa Silva, 38, que possui dois filhos na Emeief.

“É o segundo ataque em menos de um mês. Não tem segurança alguma”, disse outra mãe, que preferiu não se identificar.

Segundo funcionário da unidade, geralmente as ações de vandalismo ocorrem em fins de semana e feriados prolongados. ‘Estamos apreensivos com o Carnaval”, reconhece.

A Prefeitura de Santo André afirmou que haverá reforço nas rondas realizadas pela GCM (Guarda Civil Municipal) no local.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;