Memória Titulo
A Praça Lauro Gomes volta a ser do povo

A notícia foi transmitida diretamente pelo prefeito Orlando Morando a esta página Memória. Disse o prefeito: “Nada contra os ambulantes, tudo pela cidade”

Ademir Médici
12/02/2017 | 07:07
Compartilhar notícia


Domingo, 12 de fevereiro de 2017. Uma data histórica para São Bernardo: os ambulantes amontoados na Praça Lauro Gomes começarão a ser retirados do antigo Largo do Governo, primitivo marco zero da cidade, para que o espaço seja devolvido ao conjunto da população.

A notícia foi transmitida diretamente pelo prefeito Orlando Morando a esta página Memória. Disse o prefeito: “Nada contra os ambulantes, tudo pela cidade”.

O objetivo é revitalizar a Praça Lauro Gomes, mantendo todas as suas características originais, a começar pela Fonte Luminosa Princesa Isabel, cujos chafarizes estão desativados há anos; restaurar e manter os bancos oferecidos à praça pela indústria, comércio e particulares; valorizar o espaço onde está o busto de Wallace Simonsen, o líder maior do movimento autonomista que devolveu a São Bernardo a sua condição de independência.

Esta é a primeira e alvissareira notícia deste domingo.

LOGOTIPO
A segunda notícia é apresentar a vocês o logotipo de uma nova série aqui em Memória. O infografista do Diário, Agostinho Fratini, reúne no desenho dois ex-alunos do Grupo Escolar de São Bernardo, Dr. Nevino Antonio Rocco e Clarivalde Versolatto.

Versolatto e Dr. Nevino estudaram no antigo casarão do Bonilha que ficava na Rua Marechal Deodoro, esquina com a Rua Tenente Sales. Nasceram em São Bernardo. Aqui sempre trabalharam. E hoje, no ápice da maturidade, os dois estudam, compilam informações, prestam depoimentos sobre a eterna Vila de São Bernardo.

Quem nos conta é o Dr. Nevino: “Sentei e lembrei de umas anotações que havia iniciado quando você publicou uma série sobre a Marechal Deodoro, lembranças do amigo Clarivalde Versolato. Retomei e fui anotando na medida em que afloravam na memória. Está meio bagunçada, mas acredito que possa aproveitar algumas lembranças.”

A FOTO
Caríssimo leitor: você não imagina a riqueza das lembranças do Dr. Nevino. Linguagem jornalística – que além de advogado, Dr. Nevino também é jornalista – a descrição informa e emociona, tal e qual fez Versolatto no ano passado.

Diante destes escritos inéditos e envolventes, convidamos Dr. Nevino a nos acompanhar pela Marechal, claro, em companhia do Versolatto. E não é que Clarivalde Versolatto nos ofereceu imagens como a foto de hoje!

São os alunos do 3º ano primário do Grupo Escolar de São Bernardo, em 1945, alunos da professora Dinorah Lopes. Entenderam? 1945. Um flagrante de 72 anos atrás.

Maravilhado com a foto do amigo Versolatto, Dr. Nevino explica: “A foto foi batida num corredor coberto, nos fundos, que ligava o sobradão às dependências sanitárias, por isso que se vê, atrás, a cobertura da Fábrica de Móveis Miele, da Rua Tenente Sales, na parte saliente do telhado para iluminação e ventilação.”

OS ALUNOS
Está retratado, entre outros, Sérgio Lalli. Vocês se lembram que outro dia publicamos a foto atual do Dr. Nevino, ao lado do Versolatto e do Lalli? Pois bem, os três foram colegas no Grupo Escolar de São Bernardo 70 anos atrás.

Também está na foto Laudelino Gimenez, que todos na cidade conhecem. Ele é o motorista do ônibus do Museu da Viação ABC. E mais:
Antonio Copede
Battistini, Bernardino Gastaldo
Carlone
Dimas Zanini, Duílio Suster
Faria
Grotti
Hugo Duzzi (artista plástico e memorialista)
Isaias
Jorge Anjioletti, José Maria, Juber Manarin
Kioshi Kamia
Luiz Moutinho
Marcilio da Luz, Margonari, Moisés
Nério Kumakura
Osvaldo Marson
Pedrão, Pedroso, Pinchiari
Rioto, Roberto Lago
Silvio, Squarza
Vicente Carloni
Waldemar Caniver, Walter, Wilson Silva
Humilde, escreve Versolatto:
“Pedimos desculpas aos colegas não citados face à não lembrança de suas identidades”.

Em 12 de fevereiro de...
1917 – José Laurito assume a presidência do Ribeirão Pires FC.
A guerra. Do noticiário do Estadão: a neutralidade da Suíça, a resposta da China à nota alemã, com ameaça de rompimento.

Diário há 30 anos
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 1987 – ano 29, edição 6365
Manchete – Novo presidente do Banco Central, Francisco Gross, garante controlar juros
Rádio – Grande ABC FM, do Grupo Diário do Grande ABC, eleito pelo quarto ano consecutivo a melhor emissora do Estado pela Associação Paulista de Críticos de Arte. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;