Memória Titulo
Ainda há referências na Praça Lauro Gomes
Ademir Medici
09/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 RUA MUNICIPAL

Nome lembra a Intendência Municipal de São Bernardo, hoje Prefeitura de Santo André, instalada em 1890.

RUA MARECHAL COM RUA MUNICIPAL

Os são-bernardenses da foto chegaram a ver o pau fincado nesta esquina onde eram castigados os escravos no tempo da Freguesia de São Bernardo, século 19.

PELOURINHO

Antigos falam que o mesmo pau do castigo aos escravos, e que servia para amarrar cavalos, também foi chamado de pelourinho.

PRAÇA LAURO GOMES

Antigo Largo do Governo: reserva de área pública criada quando da abertura da atual Rua Marechal Deodoro e suas transversais, no início do século 19.

Percorrer a Praça Lauro Gomes em companhia de dois alunos do antigo Grupo Escolar de São Bernardo, e encontrar, por acaso, um terceiro aluno, da mesma turma. Esta foi a experiência que esta página Memória viveu na última semana.

Marcamos o encontro com o advogado Nevino Antonio Rocco e com o administrador Clarivalde Versolatto na Rua Marechal Deodoro, esquina com a Rua Municipal. E caminhamos em busca das árvores que os alunos plantaram, há quase 70 anos.

No interior da Praça Lauro Gomes, e na sua entrada, fomos localizando marcos do lugar. Tiramos fotos: o busto de Wallace Simonsen (liderança maior da autonomia de São Bernardo, em 1944), a placa de bronze da Fonte Princesa Isabel; a placa pichada com o nome da Praça Lauro Gomes; o marco do antigo Caminho do Mar (obra de Arthur Rudge Ramos, com os dados básicos da cidade naquele ponto: altitude sobre o nível do mar e distância do Porto de Santos e da Praça da Sé).

Neste ponto, aparece o terceiro ex-aluno do grupo escolar, Sérgio Lalli. E muita história rolou.

Tiramos fotos dos marcos referenciais. Entregamos as imagens ao infografista do Diário, Agostinho Fratini, que preparou a composição de hoje. Este, o lado positivo, inclusive com a reprodução da placa da praça – já que a original está toda pichada.

Fotografamos, também, pontos negativos, que originaram uma segunda composição a ser mostrada amanhã.

Diário há 30 anos

Domingo, 8 de fevereiro de 1987 – ano 29, edição 6362

São Bernardo – Prefeito Aron Galante desafia a Emplasa – empresa estadual de planejamento – a cumprir a Lei dos Mananciais.

Estudo do Daee (Departamento de Água e Esgoto do Estado) é favorável à navegação na Billings.

Repórter Rivaldo Chinem informa que está prevista a integração dos rios Tietê e Pinheiros com a represa.

Educação – Professor Farid Casseb, advogado tributarista, volta a dirigir a Faculdade de Direito de São Bernardo; Ricardo Lewandowski, o vice.

Carnaval 87 – Beira-Rio de Mauá escolhe o samba-enredo: Do Cruzeiro ao Cruzado, a Esperança é a Última que Morre. Autores: Hercules, Givaldo e Nego Giba.

Santos do Dia

Na estampa, Miguel Febres Cordero Munhoz (Equador, Cuenca, 1854 – Espanha, 1910). Religioso e professor. Considerado o padroeiro dos pedagogos.

Alexandre de Roma

Apolônia

Donato

Maron

Em 9 de fevereiro de...

1882 – Nasce Said Bechara, comerciante de São Bernardo.

1902 – Coronel Oliveira Lima, na qualidade de presidente da Câmara Municipal de São Bernardo, lembra que desde 1898 não era feito alistamento eleitoral na região.

1917 – Visitam a Estação de São Bernardo, hoje Santo André, Júlio de Amorim, negociante no Rio de Janeiro, e o Dr. Felix Pereira, médico em São Paulo.

A guerra. Protestos da Espanha e Argentina contra a guerra submarina; Alemanha anunciava que iria interromper, por meio de uma nova campanha submarina, sem limites, o tráfego marítimo, sem o menor aviso, em redor das nações aliadas.

1967 – Governo militar brasileiro decreta a Lei de Imprensa. É instituída a censura prévia nos meios de comunicação.

Território Brasileiro

Nesta data, em 1942, durante a 2ª Guerra Mundial, era criado o Território de Fernando de Noronha (decreto-lei federal 4.102), arquipélago desmembrado do Estado de Pernambuco.

Hoje

Dia Nacional do Frevo. A palavra ‘frevo’ aparece pela primeira vez na imprensa em 1907, no Jornal Pequeno, de Recife.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;