Esportes Titulo Confidencial
Regulamento duro de entender e se habituar
Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
07/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Esta é a quarta temporada que o Campeonato Paulista repete um dos regulamentos mais esdrúxulos que já inventaram. Os times de um grupo não jogam entre si e pegam adversários das outras chaves, o que gera situações curiosas. Na primeira rodada, por exemplo, a Ponte Preta fez 2 a 1 na Ferroviária, porém, a Macaca é lanterna do Grupo D, porque perde no saldo para Santos, Audax e Mirassol, que também venceram. Já a Ferroviária, acredite, lidera a Chave B, já que tem saldo melhor do que São Paulo, Red Bull e Linense, que foram igualmente derrotados.

Obviamente foi só a primeira rodada, mas essa situação pode persistir ou até piorar. É possível, por exemplo, que um clube lute por uma das duas vagas do grupo nas quartas de final e também para se livrar da degola, já que serão rebaixados os dois piores, independentemente da chave. Outra situação, improvável, mas possível, é um time ser campeão empatando todos os jogos, já que no mata-mata a igualdade leva a decisão aos pênaltis.

O regulamento, porém, por mais injusto que seja, foi aceito pelos clubes. Assim, agora não adianta chorar.

Santo André
O empate contra o Ituano (1 a 1) não foi o resultado que o torcedor andreense, que fez enorme festa para o time no Bruno Daniel, esperava, mas o comportamento do time agradou. Claro que precisa de ajustes e imagino que a formação deve ser alterada para as próximas rodadas. O time ficou mais leve e rápido quando entraram Deivid e Claudinho. Acho que pelo menos um deles deve ocupar vaga de Henan ou Edmílson. Vamos ver.

São Bernardo

Ofensivamente, o Tigre funcionou. Edno prometeu ser o homem de referência e correspondeu. O veterano chamou o jogo, participou da partida e fez belo gol. A dupla com Walterson tem tudo para dar certo. No outro lado, porém, o técnico português Sérgio Vieira terá trabalho. A defesa deu muito espaço para o Novorizontino e mostrou insegurança. A nota triste fica para a torcida Guerreiros do Tigre, que alugou ônibus para marcar presença na partida, em Novo Horizonte, mas o coletivo deixou os rapazes na mão, literalmente, ao quebrar próximo a São Carlos.

Vai ter punição?

O Sindicato de Atletas Profissionais de São Paulo ajuizou ação civil pública na Justiça do Trabalho de Campinas para cobrar da Federação Paulista de Futebol punição aos clubes que não pagam salários, como consta no regulamento. Na lista dos devedores está o Santo André, que atrasou vencimentos na Série A-2 de 2016, mas garante que já quitou tudo com os atletas. A entidade pede na Justiça a paralisação do Paulistão e punição aos inadimplentes, entre eles Palmeiras e Ponte Preta. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;