Memória Titulo MEMÓRIA
O japonês que trabalhou na Varam Motores
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


São Bernardo, em 1950, abria portas à indústria automobilística. Mas possuía, ainda, grandes extensões rurais – fazia parte do cinturão verde de São Paulo. A parte mais desenvolvida do Grande ABC era a faixa Santo André a São Caetano.

Ontem falamos de Mitsuru, a dona Rita; hoje, a história do marido, Hajime Tikaishi. Uma história ainda mais fascinante. E de aventura. Acreditem: Hajime veio sozinho do Japão para o Brasil. Tinha 16 anos e para conseguir a façanha fez-se de filho de uma família patrícia que viajava no mesmo navio.

Que experiência de vida tinha Hajime? Quase nenhuma. Aqui plantou, serrou, aprendeu o ofício de carpinteiro que lhe rendeu um emprego na multinacional Varam Motores, pioneira montadora de veículos automotores em São Bernardo.

Ao sair da Varam, tornou-se verdureiro. Vendia produtos da horta dirigindo uma carroça pelas ruas de São Bernardo. Dona Mitsuru, a mulher, também negociava com verduras, em viagens diárias num carinho de mão entre a sua casa, na Vila Gonçalves, e o Centro de São Bernardo.

E os Tikaishi tiveram banca de verduras no antigo Mercado Municipal de São Bernardo, que ficava no Centro, na Rua Padre Lustosa, à beira do Rio dos Couros, hoje dos Meninos. Depois, foram feirantes, como mostra o documento emitido em 1971 pela Secretaria da Segurança Pública.

Naquele tempo, a família estava constituída e já com raízes em São Bernardo. E os Tikaishi acompanharam e participaram da história das feiras livres em São Bernardo.


LINHA DO TEMPO


O nascimento em Kagawa, no Japão: 16 de março de 1910.

Pais: Sadakichi e Koma.

Chegada ao Brasil: 29 de outubro de 1926.

Esposa: Mitsuru, a dona Rita.

Primeiros filhos: Diogo, Anita, Antonio e Pedro.

Chegada a São Bernardo: 1950.

Filhos nascidos em São Bernardo: Carlos, Lilian, João Sussumu e Marina Tiyome.

Falecimento: 1995.


Diário há 30 anos


Domingo, 1º de fevereiro de 1987 – ano 29, edição 6356

Grande ABC – Morosidade nas obras do trólebus prejudica comércio.

Saúde – Confirmados 24 casos de Aids no Grande ABC.

Ideias/Livros – Ernani da Silva Bruno, resgate da memória paulista, em artigo de A. Roberto de Paulo Leite.
Hernani da Silva Bruno, o autor de Histórias e Tradições da Cidade de São Paulo</CF>, deixa uma grande obra. Faleceu em 1986, aos 74 anos.

Segunda Divisão – Começa o quadrangular final. Duas das quatro equipes subirão. Ontem, em Campinas: EC São Bernardo, o Esporte, 2, União Agrícola Barbarense 1; Noroeste 3, Bandeirante de Birigui 2.


Em 2 de fevereiro de...

1892 – Inaugurado o novo Porto de Santos.

1917 – Em liquidação, a Cia. Melhoramentos de São Caetano anuncia distribuição de terrenos aos portadores de títulos por ela emitidos.

A guerra. Do noticiário do Estadão: a Noruega proíbe o acesso dos submarinos beligerantes em suas águas.

Prefeitura de São Paulo abre propostas para o serviço de calçamento da Estrada de Santos, entre as Ruas dos Patriotas e Moinhos, no Ipiranga.

Nota – Antes da Era da Via Anchieta, duas estradas de rodagem interligavam a Capital ao Litoral: a Estrada do Vergueiro e a Estrada de Santos, esta que iria receber pavimentação – dizia-se macadamização – num dos seus trechos iniciais.


Santos do Dia

Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira de Eldorado e inspiradora do Água Santa, do futebol maior de Diadema

Catarina de Ricci

Feliciano de Roma

Joana de Lestonnac


Hoje

Dia do Agente Fiscal

Festa da Apresentação do Senhor

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Itu. Fundado em 1657, quando se separa de Santana de Parnaíba.


Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 2 de fevereiro:

Em Goiás, Nova Crixás.

Em Alagoas, Olivença.

Em Pernambuco, Paranatama.

No Paraná, Tapira.

Em Santa Catarina, Xavantina.

Fonte: IBGE. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;