Cultura & Lazer Titulo
Sarasá inaugura site na internet
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
24/11/2001 | 16:35
Compartilhar notícia


O tradicional Ateliê Artístico Sarasá, que tem uma unidade em São Bernardo e outra em São Paulo, preparou um site na internet à altura do trabalho desenvolvido pela família Sarasá, desde os anos 50. Se as obras executadas pelo ateliê são portentosas, entre elas as restaurações do Teatro São Pedro e das fachadas da Pinacoteca do Estado, ambos em São Paulo, o site também é.

O lançamento oficial do www.sarasa.com.br, em evento para convidados, acontecerá na próxima quarta-feira em um espaço que já contou com os restauros produzidos pelas hábeis mãos dos Sarasá: o Museu de Arte Sacra de São Paulo. No dia seguinte, o site estará disponível para consulta na internet. Ateliê, restauração, vitrais, azulejaria e webcam são os principais temas.

Em ateliê, o internauta encontrará informações sobre a história do Ateliê Artístico Sarasá, fundado em São Bernardo em 1955 pelo espanhol Luis Martin Lisbona. De Lisbona, a tradição do restauro passou para seus filhos: Gerardo e Luis Martin Sarasá. E os filhos de Gerardo (Marcelo e Antonio Luis) e o de Luis Martin Sarasá (Arnaldo) não ficaram de fora. Lisbona e Gerardo morreram. Os demais comandam o negócio.

Os ícones restauração, vitrais e azulejaria apresentam imagens de obras executadas pelo ateliê e dados sobre as respectivas técnicas, o que torna o site didático. O internauta também poderá conhecer as obras dos Sarasá procurando por Estado, isso por meio de uma ilustração de um mapa do Brasil.

Mais interessante ainda é o ícone webcam. “Teremos uma câmera no ateliê de São Bernardo que mostrará o desenvolvimento dos trabalhos em tempo real. A princípio será só uma câmera, mas em breve serão quatro. Posteriormente também as instalaremos nos próprios locais das obras”, afirmou Arnaldo Sarasá.

“Há sites de restauração no Brasil, mas do porte desse, com tecnologia de portal, será o único. Uma documentação de nível das nossas obras é um sonho antigo do meu pai”, disse Arnaldo.

“Eu escrevia os dados dos trabalhos em um caderno, que tem hoje anotações referentes a umas 800 obras. Agora, estamos passando o conteúdo do caderno para o site, que deve ser lançado com cerca de 20% de nossas realizações. Vamos o alimentar com o tempo e ele sempre estará em construção, porque o serviço também não pára”, afirmou Luis.

A família tem no currículo a restauração de mais de mil igrejas no país. “Isso falando só de obras grandes”, disse Luis. Hoje, estão envolvidos em obras como os restauros dos vitrais da Catedral da Sé, em São Paulo, e do altar da Igreja Matriz de Itanhaém, no litoral paulista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;