Política Titulo
Ricardo Yoshio deve acertar ida ao PT amanhã
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
26/07/2011 | 07:33
Compartilhar notícia


O ex-prefeiturável de Diadema Ricardo Yoshio deverá acertar seu ingresso no PT amanhã, quando haverá reunião na legenda para que o partido referende a filiação do ex-vereador. Yoshio está longe de cargos eletivos desde que perdeu na corrida ao Paço, há três anos, pelo modesto PMN.

Petistas da cidade negociam com o político desde o início do ano. O plano do partido é contar com Yoshio na chapa de vereadores, já que ele teve 13.421 votos no pleito de 2008. O potencial eleitoral do ex-parlamentar poderia suprir as perdas com o fim da coligação proporcional de votos com o PCdoB.

O vereador Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), mostrou otimismo ao comentar sobre a proximidade de filiação de Yoshio. "As conversas estão bem adiantadas. Creio que há 90% de chance de ele vir conosco. Só faltam mesmo alguns detalhes, que deveremos acertar em breve".

A missão da alta cúpula petista agora é tentar apaziguar os ânimos de alas mais radicais do PT. A sigla tem tradição de hierarquia política, lançando candidatos que construíram seus nomes internamente. Vinda de "forasteiros" nunca foi bem digerida pelos militantes, principalmente entre os mais antigos de casa.

A equipe do Diário procurou Yoshio, que não retornou as ligações.

 

EMBATE

Yoshio não foi cortejado apenas pelo PT. O vereador Lauro Michels (PSDB), que costura candidatura própria fora do PSDB, chegou a convidar o ex-prefeiturável a embarcar em sua empreitada política. Na semana passada, Yoshio até compareceu a evento oficial de Michels e aprovou a intenção do jovem tucano de postular o Paço de Diadema.

"Conversei com ele e falei do meu projeto político. Ele apoiou minha iniciativa, mas não quis fechar comigo. Sei que ele está de malas prontas para o PT e respeito", contemporizou Michels.

Assim que foi derrotado nas urnas, Yoshio se desligou do PMN, sigla pela qual se elegeu vereador em 2004. Migrou para o PV, partido que integra atualmente a base de sustentação de Mário Reali.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;