Política Titulo
Câmara e Senado disputam presidência da Comissão Representativa
Do Diário OnLine
24/07/2001 | 18:30
Compartilhar notícia


O vice-presidente da Comissão Representativa do Congresso, deputado Nilton Capixaba, convocou para esta quarta-feira uma reunião com os parlamentares que trabalham durante o recesso para discutir a votação de 14 requerimentos apresentados à Mesa Diretora. No entanto, no final da tarde, o presidente interino do Senado, Edison Lobão, afirmou que ele é o presidenta da Comissão e que ele não vai convocar nenhuma reunião, alegando que não há necessidade de urgência.

Do total de pedidos que deveriam ser votados pela comissão, quatro são referentes a denúncias contra o presidente licenciado do Senado, Jader Barbalho (PMDB-PA). É requerida também a convocação do senador para prestar depoimento. Lobão, no entanto, diz que todos os pedidos referentes a Jader devem ser analisados pelo Conselho de Ética, que volta a se reunir somente em agosto.

A oposição, porém, pretende convocar Jader até o fim do recesso parlamentar para esclarecer denúncias. Além de pedidos relacionados a Jader Barbalho, o deputado Nilton Capixaba pretende também colocar em votação quatro pedidos de convocação do ministro da Fazenda, Pedro Malan, para prestar esclarecimentos sobre as medidas tributárias divulgadas no fim de junho.

Na lista de votação também estão dois requerimentos pedindo a convocação do presidente do Banco Central, Armínio Fraga, para explicar detalhes do relatório do Banco Central sobre as investigações de desvio de dinheiro do Banco do Estado do Pará (Banpará).

A decisão de Capixaba em convocar uma reunião aconteceu depois a Consultoria Legislativa da Câmara divulgou parecer favorável ao ato do deputado assumir a presidência da Comissão Representativa em função da licença do cargo de Jader.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;