Economia Titulo
Venda de imóvel tem queda de 12,4% no primeiro trimestre
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
18/05/2011 | 07:15
Compartilhar notícia


 

A compra de imóveis no Grande ABC desacelerou nos primeiros três meses deste ano, com redução de 12,4%, ante o mesmo período em 2010. Foram vendidas 1.129 unidades até março. Há um ano, a soma era de 1.289 - 160 bens a mais.

São Bernardo e Santo André foram os municípios com maior volume de unidades vendidas (480 e 391, respectivamente). Os dados fazem parte de levantamento da Acigabc (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC). As cidades foram responsáveis por 77% das comercializações no trimestre.

Para o presidente da entidade, Milton Bigucci, mesmo com queda, o nível de vendas não é ruim. "Continuamos vendendo. O que acontece é uma acomodação do mercado, já que 2010 foi acima do esperado. Mas tenho certeza que os próximos meses irão equilibrar essa conta", afirma.

O Grande ABC segue com 3.588 unidades em estoque para venda, tendo como base os imóveis lançados nos últimos três anos. São Bernardo é o município que mais reúne unidades (1.742), em seguida está Santo André (975), São Caetano (586), Diadema (176) e Mauá (109).

Por ter poucos imóveis, a cidade mauaense foi a única a não vender nenhuma unidade no primeiro trimestre. Para Bigucci, não há motivo concreto que explique a estagnação das vendas na cidade. "Mauá é tão atrativa quanto Diadema e as demais", justifica.

Mesmo com queda na comercialização, a VSO (Vendas Sobre Oferta), que corresponde à velocidade de vendas, superou a média de 12% na região, alcançando 23,93%.

"Nos plantões as vendas acontecem de forma rápida, se levarmos em conta o volume ofertado. Isso mostra que o sonho em comprar a casa própria não foi abandonado. É questão de tempo", enfatiza o empresário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;