Setecidades Titulo
Período de férias demanda maior estoque de sangue
Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
05/11/2010 | 07:19
Compartilhar notícia


O Hemocentro Regional inaugurado em agosto, fruto da parceria entre a Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue) e a Prefeitura de São Bernardo necessita estocar bolsas de sangue antes do período de férias, quando a demanda cresce principalmente por causa da alta dos acidentes de trânsito.

Alguns dos postos de coleta estão situados em ambulatórios no Hospital Estadual Mário Covas, no Centro Hospitalar, ambos em Santo André, e no Núcleo Regional de Hemoterapia Dr. Aguinaldo Quaresma, em São Caetano.

Apesar de as coletas terem aumentado de setembro para outubro, com respectivamente 800 e 1.100 bolsas, a estimativa da entidade é alcançar 1.500 doações mensais em até seis meses. Para isso, a conscientização de novos doadores é fundamental. Atualmente, 50% dos colaboradores são fidelizados e retornam mais de uma vez ao ano. A meta é chegar a 80%. De acordo com o José Augusto Barreto, superintendente da entidade responsável por gerenciar a transfusão sanguínea do complexo hospitalar de São Bernardo, a doação precisa tornar-se hábito dos brasileiros. "Temos que fazer um trabalho contínuo e não apenas realizar campanhas em épocas de férias e Carnaval."

Em Mauá, o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini conta com a agência transfusional para administrar os estoques, que são mantidos pelo Hemocentro de São Paulo, assim como o banco de Diadema.

Mais informações pelo telefone 4332-3900.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;