Política Titulo
S.Caetano quer ampliar municipalização
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
24/12/2007 | 08:03
Compartilhar notícia


Ao lado da Saúde, a Educação será prioridade no último ano de mandato do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB). Após municipalizar o ensino de 1ª a 4ª séries de dez escolas estaduais em 2007, a Prefeitura pretende fechar o ciclo do ensino fundamental e também administrar, no próximo ano, a educação de 5ª a 8ª séries – serão mais 11 escolas estaduais transformadas em municipais. “A idéia é fechar a cidade com ensino municipalizado”, confirma a diretora da Educação, Magali Aparecida Selva Pinto.

Para concretizar o projeto, falta apenas uma resolução da Secretaria Estadual de Educação, pois trata-se de um convênio.

A primeira fase de municipalização trouxe benefícios e uma certa dor de cabeça para o setor educacional. “Foi nosso maior desafio dos últimos anos”, avalia Magali Aparecida, que assumiu o cargo em outubro de 2005, no lugar do vice-prefeito Walter Figueira Júnior.

“A rede de educação municipal recebeu cerca de 6.000 novos alunos. Foi preciso integrá-los. Professores, alunos, funcionários da educação e os próprios pais dos estudantes passaram por um grande obstáculo” , observa a educadora.

No início da implantação da municipalização do ensino, a Diretoria da Educação recebeu algumas críticas de pais de alunos. O problema apontado foi em relação à metodologia: nas escolas do Estado não havia reprovação dos alunos, já nas municipalizadas existe a repetência.

“Explicamos que o objetivo não é reprovar o aluno, pois temos um planejamento. Oferecemos um reforço escolar no fim do ano para os estudantes que não conquistaram boas notas no ano letivo. Tivemos mudanças que foram benéficas para o corpo discente”, argumenta Magali.

Verba - Em 2008, o orçamento de São Caetano prevê investimento de R$ 115,4 milhões na Educação, maior fatia do total do bolo, que é de R$ 669 milhões. “A Educação de São Caetano é nota 9. Mas estamos trabalhando para chegar a 10”, analisa a diretora Magali Aparecida.

Segundo ela, o conceito é a opinião dos próprios munícipes. “Temos uma boa resposta dos usuários em relação à qualidade do ensino oferecido”, completa.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;