Política Titulo Votação do Orçamento
Bancada do PT racha na Assembleia
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
22/12/2016 | 07:38
Compartilhar notícia


A bancada de deputados estaduais do PT em São Paulo rachou nesta semana. O deputado João Paulo Rillo, de São José do Rio Preto, criticou duramente a postura dos colegas diante de votação do Orçamento do governo do Estado e de análise das contas do governador Geraldo Alckmin (PSDB), chamando-os de golpistas e traidores. Rillo teceu ataques diretos ao deputado Teonílio Barba, de São Bernardo, vice-líder da bancada petista na Assembleia Legislativa.

Em fala exaltada, Rillo reclamou que recebeu orientação da bancada petista para desobstruir a pauta. A tática do parlamentar era travar a discussão da peça orçamentária – ele, como integrante da Comissão de Finanças e Orçamento – para que Alckmin abrisse diálogo sobre projetos como o veto ao uso da bala de borracha em manifestações e reajuste a médicos residentes da rede pública estadual. Ao se negar a cumprir a determinação, Rillo foi destituído da comissão.

Um partido de esquerda não se degenera pela sua base, mas sim pela sua cúpula, pela sua burocracia. Infelizmente a gente acompanha a degeneração do PT no Parlamento que contamina os partidos de esquerda. É vergonha o que acontece aqui. Minha pauta não é obscura nem oculta. É pauta honesta”, atacou. “Vão ter que me destituir (da comissão) e passar a vergonha de se comportarem como deputado do Alckmin. Eu estou eleito para fazer oposição. Quem foi eleito para fazer oposição tem de fazer oposição. Ou não se candidate mais porque isso não é digno.”

Durante a reunião da comissão, na terça-feira, Rillo continuou os ataques ao saber que havia sido substituído no grupo pelo líder da bancada, Zico Prado. “Fui humilhado por uma bancada covarde, que me tirou o direito de obstruir um governo corrupto do sr. governador Geraldo Alckmin. Bancada rasgou o regimento. É vexatório. Uma vergonha. Estou enojado. Traidores e golpistas. Perderam a legitimidade de falar de golpe.”

Barba disse que “tem caráter demais” e que “não discute a relação com a bancada pela imprensa”. Em nota, a bancada petista rebateu Rillo, dizendo que o deputado abriu mão de mecanismos de obstrução e que isso teria facilitado a aprovação do projeto. O Orçamento de 2017 foi avalizado na noite de ontem pelos deputados, que entraram em férias. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;