Política Titulo
PSDB de S.Caetano aposta em filiações para oxigenar
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
12/04/2011 | 07:58
Compartilhar notícia


O diretório provisório do PSDB de São Caetano passa por processo de forte filiação, apostando que novos quadros deverão oxigenar o partido para a eleição municipal de 2012 e, de quebra, garantir a reestruturação proposta pela executiva estadual. Somente na noite de ontem, como tem ocorrido toda segunda-feira, 20 adesões foram concretizadas com assinatura presencial.

Segundo o presidente da comissão provisória, Silvio Minciotti, a campanha de reformulação do partido, nos últimos seis meses, conduziu à filiação de 110 pessoas. "O processo está sendo feito paulatinamente, agregando forças. Em maio ingressarão lideranças políticas que mostrarão nosso empenho em fazer, pelo menos, três vereadores", analisou o dirigente, sem citar nomes.

Minciotti sustenta que a executiva está realizando análise minuciosa para encontrar políticos que se aproximam do perfil tucano. Para ele, não basta ser puxador de voto, tem de ser formador de opinião e atuação junto à sociedade.

Um dos alvos já sacramentados foi o 1º suplente de vereador Beto Vidoski, que não se elegeu por 32 sufrágios pelo PSB, em 2008. Mesmo sendo o nono candidato mais votado (com 1.759 adesões), ele ficou de fora por conta do coeficiente eleitoral. "A direção me procurou e fiquei satisfeito com a mudança por função da ideologia. Tenho grande proximidade com (William) Dib, que em 2010 coordenei a campanha para deputado federal. Em 30 dias me filio, trazendo todo grupo político como suporte."

Com o anúncio do prefeito José Auricchio Júnior (PTB) de que o posto de vice na chapa governista está em aberto, o PSDB aparece com chance de indicar nome na condição de aliado, juntamente com PPS e PSB. "Temos quadros compatíveis ao cargo. É boa alternativa, mas não está descartada candidatura própria, apesar de remota", citou Minciotti.

 

Tucanos tentam retomar em breve o poder do passado

O ninho tucano de São Caetano está em busca da redenção, que poderá ser testada até o fim do pleito do ano que vem, após longo período de ostracismo eleitoral. Nas últimas duas eleições municipais (2004 e 2008), a chapa inteira de vereadores não conquistou 500 votos. Por conta disso, a executiva estadual resolveu realizar intervenção em 2009 no diretório, que estava sendo comandado por Cláudio Demambro.

O PSDB sonha com os tempos em que demonstrou poder na cidade, inclusive no Paço. Em 1992, Antônio José Dall'Annese chegou ao comando do Palácio da Cerâmica pelo PTB, mas no meio do mandato filiou-se ao PSDB.

O atual processo de reorganização do diretório não tem data para ser finalizado. "Não há prazo determinado para o término. Os números mostram a fragilidade recente. Quando isso acabar, chamaremos a convenção (para eleger a direção fixa)", disse Silvio Minciotti, ressaltando que a legenda promove no momento recadastramento para atualização dos filiados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;