Política Titulo
Realça vitória sobre mito
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
21/08/2010 | 08:41
Compartilhar notícia


O candidato ao governo de São Paulo pelo PSDB, Geraldo Alckmin, deixou um pouco de lado a própria campanha para pedir votos para José Serra, postulante tucano à Presidência. Ontem, durante inauguração do comitê regional do partido, em Santo André, Alckmin clamou a militância e relembrou sua vitória, no Estado, sobre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida pelo Palácio do Planalto, em 2006.

"Ganhei os dois turnos em São Paulo do Lula, que é um mito. Depende de nós fazer campanha para o Brasil ter o melhor presidente", convocou o tucano, que em outras eleições travou disputas internas acirradas com Serra.
Alckmin parafraseou Leonel Brizola ao falar das pesquisas que colocam Serra em segundo lugar, bem atrás da líder Dilma Rousseff, candidata do PT. "Se pesquisa valesse, não precisava ter eleição."

O governável citou ainda que na mesma eleição de 2006, quando concorreu com Lula ao principal posto eletivo do País, começou nas pesquisas com 24%. "E terminei com 41% (obteve 39,17% dos votos válidos)."

O tucano finalizou o discurso improvisado com palavras de incentivo semelhantes às pronunciadas por Ulisses Guimarães em 1973, durante convenção do MDB, após aceitar convite para ser candidato a presidente da República.

"A caravela vai partir, as velas estão pandas de sonhos, aladas de esperança. E eu espero em breve, posto no alto da gávea, poder bradar: alvíssaras, meu capitão, vitória!", finalizou Alckmin empolgado, ao lado dos prefeitos Aidan Ravin (PTB - Santo André), José Auricchio Júnior (PTB - São Caetano) e Adler Kiko Teixeira (PSDB - Rio Grande da Serra), além de candidatos a deputado estadual e federal da coligação.

PROPOSTAS - Após o evento, Alckmin prometeu trazer para o Grande ABC uma escola do programa Via Rápida. "Com cursos rápidos de 100 horas, 200 horas, 300 horas, sem necessidade de vestibular ou Ensino Médio completo. É para o emprego da região. Você tem ainda muita gente desempregada e muita vaga que não é preenchida por falta de qualificação. Especialmente para as mulheres porque há desemprego maior entre elas. Vamos ver o melhor local para poder implantar o projeto."

O candidato voltou a prometer a construção de dez piscinões na região, que já conta com 19 reservatórios. "É preciso ter 3 milhões de metros cúbicos de reservação. Áreas estão sendo localizadas para a gente poder expandir e enfrentar um dos principais problemas que é a enchente."

O tucano ressaltou ainda que, ao completar o Rodoanel Mário Covas, principalmente com a próxima etapa, a Asa Leste que se inicia em Mauá, o Grande ABC "ficará na melhor esquina do Brasil", com proximidade ao aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, e ao porto de Santos.

Tucano minimiza imagem de Lula na campanha de Serra

Geraldo Alckmin comentou a estratégia da campanha do presidenciável José Serra, que no programa eleitoral da televisão utilizou imagens do tucano junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Indagado sobre as críticas à tentativa de colar as biografias de dois políticos que hoje são adversários, Alckmin afirmou categórico. "Bobagem, imagina, não tem nada a ver. Serra foi o governador de São Paulo, Lula o presidente e você tem imagens juntas. Não vejo nenhum problema. Nem citou o presidente (mas há citação do locutor da propaganda: ‘Serra e Lula, dois homens de história'). Não vejo razão para crítica", frisou o governável ontem, em Santo André.

Mais cedo, em São Bernardo, o candidato do PT ao governo do Estado, Aloizio Mercadante, criticou a conduta da campanha tucana. "Os outros candidatos sempre fizeram oposição ao governo Lula e agora põem o Lula na televisão achando que isso vai confundir o eleitorado, mas não vai. Lula tem posição muito clara de apoiar a Dilma (Rousseff - PT) à Presidência e Mercadante ao governo."

O PT entrará com ação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para retirada da publicidade do ar com base no artigo que proíbe participação de pessoas filiadas a outros partidos ou coligações.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;