Esportes Titulo Conquista
Thiago: presidente aos 27 anos

Estudante de Direito assume cargo máximo no Tigre e prega filosofia com cabeça e ideias novas

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
04/12/2016 | 07:46
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Cabelos brancos, longos períodos no cargo e, muitas vezes, donos de ideias ultrapassadas. Alguns dirigentes de futebol brasileiro ainda preenchem este perfil à risca, mas o cenário está mudando e o Grande ABC tem a prova viva disso. Aos 27 anos, Thiago Ferreira é presidente do São Bernardo FC, que em 2017 disputará o Paulistão e a Série D do Brasileiro. Mais jovem do que muitos atletas do próprio elenco, entretanto, ele está há sete anos no Tigre, passou por diversas funções e esteve ao lado do pai e ex-mandatário Luiz Fernando Teixeira.

Estudante de Direito – conclui neste mês –, começou em função administrativa em 2009. Fez cursos de gestão em marketing, na Federação Paulista, e de futebol, em Londres, desenvolveu o programa de sócio-torcedor, ativou patrocínios e parcerias, desempenhou papel na área de finanças e planejamento e acabou como diretor das categorias de base aurinegra. Assim, degrau a degrau, foi sendo preparado para desempenhar a função no cargo máximo do São Bernardo.

“Todos acompanham meu trabalho aqui dentro, foi coisa natural que aconteceu, não do dia para a noite. A idade não interferiu para nada. Externamente, pensando no futebol, não é normal ver gente nova com oportunidade como a que estou tendo”, admitiu Ferreira, que assumiu o cargo ainda aos 26. “Meu pai e outros sócios não seriam loucos de dar o clube nas mãos de um menino que fosse fazer qualquer coisa com o São Bernardo. O futebol precisa de gente jovem, talvez não na idade, mas de cabeça, de ideias, que queiram fazer diferente. Acredito que isso conta bastante”, emendou.

O presidente disse que a desconfiança sobre sua posição existe, mas é temporária. “Tem gente que acha estranho até a primeira conversa, até saber que não estou ali só para brincar ou preencher buraco. Continuando um projeto. O primeiro exemplo é o Sérgio Vieira (técnico), que acreditou no projeto de um presidente de 27 anos. Se mostrar seriedade, cumprir o que prometeu, os profissionais compram sua ideia. Meu pai sempre ensinou a respeitar, porque daí vai ter o respeito.”

Com Thiago Ferreira no poder, o São Bernardo conta com três jovens nas posições mais importantes: além do próprio presidente, o treinador Sérgio Vieira tem 33 e o diretor de futebol Edgard Montemor, 36. “Qualquer pessoa, seja nova ou não, que assuma uma posição dessa, vem com fôlego novo, vontade e energia novas. Então acredito que é um fator muito importante, ouvir, ter tido escola legal com meu pai.”

Na história do futebol do Grande ABC, na década passada, José Fábio Cassettari Neto assumiu o Palestra São Bernardo aos 25 anos, em substituição ao pai, que já precedia avô e tios na função – ele segue presidindo o Dogão, aos 31.

Atualmente, no Brasil, diversos clubes contam com jovens presidentes como Roberto Pena, 22, da Catuense (Bahia); Filipe Moreira, 23, do EC São Judas Tadeu (Jaguariúna); Hyago França, 24, do Confiança (Sergipe); Mateus Grosso, 25, do Presidente Prudente FC; e Rafaela Escalante, 27, do Plácido de Castro (Acre). “O futebol precisa de pessoas novas, não aquelas com velhas políticas de clube, burocráticas”, encerrou o dirigente são-bernardense. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;