Esportes Titulo Despedida
O adeus aos heróis da Chape

Velório coletivo realizado ontem, na Arena
Condá, foi marcado por muita emoção e tristeza

Vanessa Soares
Do Diário do Grande ABC
04/12/2016 | 07:26
Compartilhar notícia
Fotos Públicas/Divulgação


“O campeão voltou!”. Com este coro, cantado em uníssono na Arena Condá na manhã de ontem, os torcedores se despediram dos heróis da Chapecoense, integrantes da comissão técnica, dirigentes e jornalistas, vítimas do acidente que deixou 71 mortos na madrugada de terça-feira, pouco antes do pouso em Medellín, onde o time jogaria a primeira partida final da Copa Sul-Americana.

Debaixo de muita chuva, a cerimônia de despedida teve início ainda no aeroporto de Chapecó. Em seguida, caminhões com os corpos seguiram cortejo pela cidade até o estádio preparado para o velório.

Vestindo camisa do Atlético Nacional, adversário da Chapecoense na final, o prefeito da cidade, Luciano Buligon, agradeceu emocionado todo apoio dado pelo povo colombiano após o acidente. “Deus também tem o direito de chorar. Por isso chove tanto na terra de Condá. Preciso reconhecer, antes de mais nada, que a Colômbia fez com que nos aproximássemos de forma a não mais se esquecer. Só por competência de todos eles que temos seis sobreviventes desse trágico acidente. Vocês sempre estarão nos nossos corações. Essa equipe não é mais de Chapecó. É do mundo.” Já o presidente em exercício do clube, Ivan Tozzo, informou que “a Chapecoense vai continuar.”

Entre as autoridades que marcaram presença no estádio para homenagear as vítimas esteve o mandatário da CBF, Marco Polo Del Nero, que em seu discurso afirmou que a Chape será declarada campeã da Copa Sul- Americana. Além dele, estiveram no local o presidente Michel Temer, que não discursou; Ronaldo Nogueira, ministro do Trabalho; Leonardo Picciani, ministro do Esporte; Walter Feldman, secretário-geral da CBF; o governador de Santa Catarina Raimundo Colombo; o embaixador da Colômbia, Alejandro Borda; o presidente da Fifa, Gianni Infantino; além de ex-jogadores como o espanhol Puyol e o holandês Seedorf.

O técnico da Seleção Brasileira Tite, que chegou após o desembarque dos corpos, deixou sua mensagem de apoio. “Eu quero, na medida do possível, amenizar o sofrimento e encorajar as famílias.” Alguns ex-atletas da Chape também estiveram na Arena Condá, como os zagueiros Vilson (Corinthians) e Douglas Grolli (Ponte Preta) e o atacante Soares (Madureira). 

Para finalizar a cerimônia, mensagens de jogadores de futebol de todo o mundo, entre eles Neymar, Juninho Pernambucano, Marcelo Moreno, Mithyue (futsal), Leandro (Coritiba, ex-Palmeiras), Everton (Grêmio), Edílson (Grêmio), Roberto Dinamite, Osvaldo (Fluminense), Neto, Leo (ex-Santos), Keirrison e Ariel foram transmitidas pelo telão instalado no estádio.

De todos os corpos velados na Arena Condá, 16 vítimas foram enterradas em Chapecó e as demais seguiram para suas cidades de origem.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;