Política Titulo
Deputados diplomados
já se interessam em 2012
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
18/12/2010 | 07:38
Compartilhar notícia


Os deputados estaduais e federais eleitos por São Paulo foram diplomados ontem e, além de projetos voltados diretamente ao Grande ABC, a bancada da Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados mostraram certo interesse nas eleições municipais de 2012 apesar de, em sua maioria, comentarem que ainda é cedo para fazer projeções futuras.

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) certificou os 94 deputados estaduais e 70 deputados federais eleitos pelo Estado, os senadores Aloysio Nunes (PSDB), Marta Suplicy (PT) e respectivos suplentes, além do governador Geraldo Alckmin (PSDB), e do vice Guilherme Afif Domingos (DEM).

O deputado federal eleito e ex-prefeito de São Bernardo William Dib falou da articulação que pode iniciar as tratativas no início do ano que vem. "A partir de fevereiro vamos sentar para ver se conseguimos articular para unir forças que disputarão o pleito."

Questionado se nomes como os deputados estaduais eleitos Alex Manente (PPS) e Orlando Morando (PSDB) podem formar com ele grupo de oposição ao governo Luiz Marinho (PT), em São Bernardo, o tucano não desconversou: "Não vejo nenhum problema, desde que as partes percam as vaidades e pensem na cidade."

Entre os projetos, Dib disse que lutará "para construir recursos para capacitação dos jovens, gerar emprego, renda e melhorar infraestrutura."

Para o deputado federal reeleito Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), a derrota da articulação governista em São Bernardo no Legislativo não trará consequências. "Vou apoiar o Marinho com todo vigor. Isso pode acontecer na política. As decisões foram democráticas e internas. O PT vai ter que continuar trabalho na base junto à comunidade. É lá que vamos conseguir ganhar as eleições daqui dois anos."

Morando, por sua vez, acredita que a formação do bloco de centro no Legislativo revela sentimento popular. "Os vereadores estão colhendo o clamor negativo da sociedade em relação à administração. Eles não quiseram dar sequência e amargar a desaprovação do governo Marinho. Até 2012 muitas águas vão rolar", citou. Ao ressaltar as brigas do mandato, emendou: "A ideia são outros dois AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), Centro Lucy Montoro, ampliar leitos públicos e priorizar o metrô de superfície."

Segundo Alex Manente (PPS), o Grande ABC deu recado nas urnas, de concentrar em alguns representantes votação expressiva para cobrar resultados do Estado. "Não foram votos dispersos. Queremos atrelar o trabalho próximo às cidades nas quais tive maior votação, como São Bernardo e São Caetano", avaliou o deputado, que pode encabeçar chapa com o PSDB na vice.

"Na previsão orçamentária de 2011 a intenção é que trabalhemos a questão da extensão da linha da Estação Tamanduateí até pelo menos São Caetano. A licitação está para ser aberta para consolidar o projeto e depois o certame da obra. O metrô leve é até agora o mais viável", disse Manente, que deve ser o próximo líder de bancada da sigla.

 

Tiririca e Maluf roubam a cena em cerimônia de diplomação

 

Os deputados federais eleitos por São Paulo Francisco Everardo Oliveira, o Tiririca (PR), e Paulo Maluf (PP) roubaram a cena ontem em cerimônia de diplomação na Assembleia Legislativa. Enquanto o republicano foi ovacionado ao receber o certificado, o progressista, por sua vez, ouviu vaias homéricas da plateia que acompanhava o evento.

Eleito com 1,3 milhões de votos, Tiririca afirmou que está estudando a Constituição Federal. "Fui a Brasília conhecer os colegas. Estou nervoso e feliz. É o primeiro diploma de muitos que vêm aí. Acho que vou trabalhar pela Educação e Cultura, principalmente visando beneficiar os artistas circenses e os ciganos", falou rapidamente ao sair escoltado por dois policiais militares, assim como fez na chegada.

O deputado voltou a dizer que chega em hora oportuna devido ao reajuste salarial, aprovado nesta semana pela Câmara. "Estou chegando agora e cheguei em uma hora boa", afirmou.

Mesmo vaiado, Maluf sorriu e distribuiu cumprimentos. Ele foi condenado em abril deste ano por improbidade administrativa. O ex-governador contou o sentimento de vitória pelas decisões da Justiça que permitiram a ele ser diplomado após absolvição no caso Frangogate. "Me sinto glorificado porque sempre disse que era inocente."

Antes da diplomação, Maluf criticou o aumento salarial concedido pelos parlamentares a eles próprios. "O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, diz que tem de fazer cortes. Eu acho que foi inoportuno", comentou.

Alckmin comentou sobre a continuidade ao governo tucano no Estado e garantiu que valorizará o funcionalismo público. "Nós vamos dar continuidade ao trabalho que os governadores José Serra e o Alberto Goldman fizeram e fazem em São Paulo e trazer novos avanços. Essa é uma corrida de revezamento que a gente vai cumprindo etapas", alegou.

O tucano disse ainda que vai trabalhar para fortalecer a economia de São Paulo. "Vamos nos empenhar para ter mais emprego, renda e vou abrir mais concursos públicos e valorizar o funcionalismo. Ao mesmo tempo melhorar o social e a qualidade de vida da população", explicou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;