Política Titulo
Lula diz que Brasil poderá integrar em breve a Opep
Do Diário OnLine
10/11/2007 | 19:52
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu neste sábado que o Brasil poderá integrar a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) em breve devido às novas reservas de petróleo e gás descobertas pela Petrobras na Bacia de Santos, em São Paulo. As novas jazidas colocam o Brasil entre os dez maiores produtores do mundo.

"Obviamente que nós temos intenção de participar de um fórum no qual poderemos discutir políticas para o mundo inteiro. Logo, logo, o Brasil vai participar da Opep", comentou Lula.

Em declarações no Chile, onde participa da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo Ibero-Americanos, o presidente brincou com o fato de estar sendo chamado de "xeque do petróleo" pelos colegas estrangeiros. Ontem, o venezuelano Hugo Chávez chamou Lula de "magnata do petróleo" e propôs que Brasil e Venezuela se unam para vender o produto por um preço até 70% mais barato aos países pobres.

Lula ainda afirmou que, se a entrada na Opep se confirmar, seu governo brigará para reduzir o preço do óleo. "Essa é uma uma das contribuições que os países ricos em petróleo podem dar aos países mais pobres", defendeu.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;