Internacional Titulo
Furacão Rita perde força e cai para a categoria mínima
Da AFP
24/09/2005 | 14:12
Compartilhar notícia


O furacão Rita caiu neste sábado para a categoria mínima na escala Saffir Simpson (que vai de 1 a 5), mas deverá causar "chuvas torrenciais durante dias", segundo previsão do Centro Nacional de Furacões, com sede em Miami, nos Estados Unidos. Quando atingiu durante a madrugada a costa americana do Golfo do México, a velocidade do Rita já estava bem abaixo da esperada (categoria 3), aliviando os moradores dos Estados do Texas e Louisiana.

O furacão tocou a terra com ventos de 195 km/h, às 04h39 (horário de Brasília), no limite entre o Texas e a Louisiana, e foi perdendo força à medida em que entrou no território americano. "As inundações ao longo da costa do Golfo do México deverão se dissipar lentamente durante o dia. No entanto, as ondas ao longo da costa sudeste da Louisiana e do Mississipi afetadas pelo furacão Katrina (em 19 de agosto) poderão permanecer entre 1,20 e 1,80 metro acima do normal", informou o Centro de Furacões.

A elevação da maré já era esperada no Golfo do México e poderá ser maior em baías e zonas baixas, motivo pelo qual existe o risco de inundações. A cidade de Nova Orleans (Louisiana), que ficou 80% inundada após a passagem do furacão Katrina, poderá receber entre 80 e 130mm de chuvas. A região concentra quase um quarto da capacidade de produção e refino de petróleo dos Estados Unidos.

Já na cidade histórica de Galveston, uma ilha localizada 70km ao sul de Houston (Texas), o fogo tomou conta de prédios históricos. Autoridades temiam que a cidade, vítima de um furacão que deixou 8 mil mortos em 1900, fosse totalmente devastada pelo Rita. Duas pessoas que estavam perto dos prédios incendiados foram arrastadas por vários metros pela força do vento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;