Esportes Titulo
Começa no sábado o 'Mundial' da Europa
Divanei Guazzelli
Do Diário do Grande ABC
Com Agências
11/06/2004 | 19:28
Compartilhar notícia


  A 12ª edição da Copa Européia de seleções, a Eurocopa, começa neste sábado em Portugal com os números grandiosos que sempre envolvem a competição. É o Mundial dos europeus e que só não se completa por causa da óbvia ausência de argentinos e brasileiros. Pudessem as duas seleções disputar a Eurocopa, como os convidados inclusos nas últimas edições da esvaziada Copa América, e seguramente seria possível afirmar que a Copa do Mundo ocorreria de dois em dois anos. Quatro dos países participantes – Alemanha, Itália, França e Inglaterra – já foram campeões mundiais.

As principal seleções do continente estarão em Portugal, que somente na construção e remodelação dos estádios gastou aproximadamente 600 milhões de euros (cerca de R$ 2,3 bilhões).

A segurança também provocou a adoção de medidas sem precedentes na história do torneio, sobretudo após o atentado de 11 de março, em Madri (Espanha), que causou a morte de 200 pessoas. Vinte mil policiais deverão trabalhar nas três semanas da competição de Portugal, que decidiu até mesmo reativar o controle das fronteiras, extinto em 1991 pela União Européia.

Centenas de hooligans ingleses e alemães estão proibidos de entrar no país até o dia 4 de julho, data da decisão do título. Os torcedores serão obrigados a passar por três controles de segurança.

Cada partida terá a vigilância de 4 mil policiais, mil somente dentro dos estádios. Até autoridades policiais dos outros países participantes deverão colaborar com os portugueses, e a segurança envolve inclusive caças F-16 e o fechamento do espaço aéreo de Portugal em dias de jogos.

Favoritos – Os favoritos ao título são os mesmos da maioria das edições. Mesmo em fase instável, a Alemanha, três vezes campeã e cinco presenças em finais, está no grupo das seleções que podem conquistar a Europa. A França, atual campeã, Inglaterra, Itália e Holanda, além de Portugal, que deverá contar com a condição de país anfitrião, despontam como principais forças.

O Brasil tem os seus representantes no mais importante torneio de seleções do mundo. O pentacampeão Luiz Felipe Scolari orienta Portugal, que ainda conta com o meia Deco, naturalizado. A Alemanha também tem um jogador nascido no Brasil: o atacante Kevin Kuranyi.

O fim de semana já começa com um dos principais clássicos do continente. A França enfrenta a Inglaterra, no estádio da Luz, em Lisboa, pelo Grupo B, no confronto dos meias Zidane e Beckham, companheiros de Real Madrid.

Os franceses ganharam os títulos de 1984, com a geração conduzida por Michel Platini, e em 2000, já com Zidane.

Pelo mesmo grupo, a Suíça joga com a Croácia, terceira colocada na Copa do Mundo de 1998.

Mas o Grupo A, o de Portugal, abre a competição neste sábado. Os portugueses são favoritos diante dos gregos, e Espanha e Rússia fazem uma partida teoricamente equilibrada. Cada uma ganhou um título: a Rússia em 1960, ainda na primeira edição, como União Soviética, e a Espanha, quatro anos depois.

O único estreante é a Letônia, que integra o Grupo D com República Checa, Alemanha e Holanda. O Grupo C é composto por Itália, Bulgária, Dinamarca e Suécia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;