Economia Titulo
Rentabilidade de bancos aumenta, mas a de empresas cai
Da AFP
26/05/2003 | 14:32
Compartilhar notícia


A rentabilidade das empresas brasileiras entrou no vermelho no primeiro trimestre deste ano, enquanto a dos bancos não parou de crescer, após a grave crise financeira de 2002 que desvalorizou a moeda em 35%.

A rentabilidade das instituições financeiras (lucros em relação ao patrimônio) subiu 20,6% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, quando foi de 13,6%.

No pólo oposto, as empresas resgistraram uma forte retração, e passaram de uma rentabilidade de 7,4% em março de 2002, a um resultado negativo de 0,17% este ano, segundo dados das consultoras Economatica e ABM Consulting, processados e divulgados pela edição desta segunda-feira do jornal Folha de S.Paulo.

A análise engloba 211 empresas, 81% das empresas com capital aberto no país. "A análise mostra que houve uma inversão nos indicadores das companhias: o lucro líquido passou de 20,1 bilhões de dólares em março de 2002 a um negativo de 343 milhões em março de 2003", afirma o jornal. Os setores com piores resultados foram a telefonia e energia.

A turbulência financeira que sacodiu os mercados brasileiros em 2002 terminou com uma desvalorização de 35% no real e um aumento da taxa básica de juros a 26,5% ao ano, ambos com efeito direto no desempenho das empresas.

Um efeito da desconfiança derivada dessa crise no país foi um corte do financiamento, que obrigou a muitas empresas a saldar suas dívidas em dólares.

Enquanto as empresas pagaram caro pela situação, os bancos obtiveram em 2002 resultados recordes em sua história, o que os converte nos mais rentáveis comparados com os resultados obtidos em outros países do mundo, revelou recentemente a ABM.

Os juros altos obtidos com os títulos públicos e o "spread" (margem de juros cobrado a seus clientes, tirando seu próprio custo de captação) geraram os lucros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;