Política Titulo
PF aguarda documentos do TCE contra prefeitos do Piauí
Do Diário do Grande ABC
30/11/1999 | 18:04
Compartilhar notícia


O Tribunal de Contas do Estado ainda nao enviou à Polícia Federal as cópias de notas fiscais frias usadas por pelo menos 100 prefeitos do Piauí em balancetes de despesas públicas. O delegado Aírton Franco, que apura corrupçao nas prefeituras, renovou o pedido dos documentos ao TCE. Nesta terça-feira, uma comissao de técnicos do tribunal esteve na sede da Superintendência da PF em Teresina e garantiu que as notas fiscais falsificadas serao enviadas para a abertura de inquéritos contra os prefeitos.

O TCE tinha enviado à PF, há duas semanas, mais de mil cópias de notas fiscais que foram analisadas por agentes do Serviço de Inteligência da Superintendência. A análise mostrou que as notas nao eram as mesmas de empresas de fachada criadas pelo coronel José Viriato Correia Lima, chefe do crime organizado no Piauí.

Tratavam-se, em sua maioria, de notas de empresas idôneas. A constataçao de que o TCE mandou os documentos errados deixou o delegado Airton Franco irritado. "Nao podemos aceitar um equívoco como esse, porque ele atrapalha o bom andamento das investigaçoes", disse.

No Tribunal de Contas ninguém quis comentar o assunto. Mas o presidente José de Anchieta Moraes Silva assegura que haverá colaboraçao para que sejam investigadas as prefeituras que usaram notas fiscais frias na prestaçao de contas públicas com recursos do Fundo de Participaçao dos Municípios e de programas federais de saúde (SUS) e educaçao (Fundef). As notas fiscais falsas, entretanto, só deverao ser analisadas pela PF em janeiro.

Na manha desta terça-feira, o procurador-geral de Justiça do Estado, Antônio Linhares, pediu ao Tribunal de Justiça a decretaçao da prisao preventiva de dois prefeitos e dois ex-prefeitos. Linhares quer ver preso e cassado o prefeito de Picos, a terceira maior cidade do Piauí, José Neri (PPB), acusado de corrupçao. Outro prefeito que também poderá ser preso e cassado a pedido do Ministério Público é José Alves dos Reis (PMDB), de Assunçao do Piauí, também sob acusaçao de ter desviado dinheiro público.

O pedido de prisao contra os ex-prefeitos Romualdo de Sousa Pereira, de Monte Alegre do Piauí, e Nivaldo da Silva Sousa, de Primenteiras, "é necessário porque eles dois já foram condenados por corrupçao pelo Tribunal de Justiça do Piauí e isso deve servir como exemplo àqueles que roubam ou pensam em roubar dinheiro público", diz o procurador, que anunciou sua disposiçao de pedir que a Justiça prenda e casse mais prefeitos de agora em diante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;