Cultura & Lazer Titulo
Pinochet é interpretado pela 1ª vez em série de TV no Chile
Das Agências
30/11/2007 | 16:38
Compartilhar notícia


Pela primeira vez na história da TV aberta do Chile, um ator interpretará o ex-ditador Augusto Pinochet, na série político-policial "Enigma", que será exibida no próximo domingo, a oito dias do primeiro aniversário da morte de Pinochet.

Segundo a agência Ansa, Héctor Aguilar é o ator chileno escolhido para vestir o uniforme militar do ex-ditador, na série da rede estatal Televisión Nacional, que abordará a história "não contada" de Manuel Contreras, ex-chefe do Dina (Diretório de Inteligência Nacional), e o vínculo entre os dois militares. O Dina, criado em 1974, era a polícia política de Pinochet, um eficaz organismo de repressão da ditadura que assolou o Chile de 1973 a 1990.

A relação entre os dois homens foi quebrada quando, em 1995, Contreras foi condenado a sete anos de prisão pelo assassinato do político e economista Orlando Letelier, e não contou com o apoio e ajuda de Pinochet, então chefe do exército chileno, no momento em que foi obrigado a ingressar na cadeia de Punta Peuco.

Após este acontecimento, Contreras declarou aos tribunais que ele informava Pinochet diariamente sobre as atividades do Dina, cujos agentes são responsáveis por grande parte dos milhares casos de tortura, seqüestro e assassinatos políticos do governo do ex-ditador.

O ator Héctor Aguilar declarou à rádio Cooperativa que, para preparar o personagem, trabalhou com a memória emotiva (conceito do dramaturgo russo Constantin Stanislavsky) e preocupou-se em não caricaturar a figura do ex-ditador, para não cair em uma representação de perspectiva somente militar.

"Tratei de não fazê-lo como o fazem os humoristas, tratei de não caricaturá-lo e fazê-lo com sua distinção militar, dentro de um rasgo militar, como alguém poderia vê-lo", explicou.

Ainda de acordo com Aguilar, os elementos centrais de sua "personificação" serão o "dom do comando", o "rigor militar" e sua voz, que compõem a visão de uma pessoa "enérgica". "Foi impressionante me ver vestido de general", completou.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;