A Jornada do Patrimônio do Grande ABC, ontem iniciada, prosseguirá de hoje a domingo com visitas monitoradas a bens culturais, apresentações artísticas em espaços considerados patrimônios, atividades culturais que têm a dimensão de patrimônio imaterial, encontros, rodas de conversa etc.
“A intenção é criar condições para que a população tome consciência do seu patrimônio e dele se aproprie”, conta Jorge Magyar, um dos organizadores.
O Grande ABC vive a sua Jornada do Patrimônio. Começou ontem. Segue até domingo. Envolve os sete municípios, por meio das suas casas de memória e cultura e órgãos como o Senac e Sesc e até mesmo o Cemitério Museu de Vila Euclides.
A Jornada do Patrimônio do Grande ABC é tão abrangente que um guia de 40 páginas foi elaborado. Papel de primeira, fotos nítidas, descrição de vários bens das sete cidades. Por exemplo: o guia fala da Praça do Carmo como o primeiro local denominado como praça em Santo André, com parte do terreno doado por Antonio Queiroz dos Santos em 1917 – há um século, portanto, a ser completado no próximo ano.
Senhores do poder, coloquem em suas agendas a necessidade de fazer algo grandioso em 2017 para celebrar mais um centenário importante do Grande ABC, o da Praça do Carmo.
Memória deixa duas dicas: acompanhem pelo site www.consorcioabc.sp.gov.br a programação desta Jornada do Patrimônio; consigam uma cópia do guia dos eventos, documento para guardar e servir, efetivamente, de guia pelos próximos anos: da Casa Castelucci de Rio Grande da Serra ao Museu de Arte Popular de Diadema; do Centro Cultural Ale Ala Ketu Asé Aira do bairro Batistini à Casa de Vidro de São Caetano, da Rota das Cidadelas de Mauá ao Museu Ferroviário de Ribeirão Pires.
A Jornada do Patrimônio do Grande ABC tem à frente o Grupo Temático História e Memória do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.
Enquanto isso, em 1943...
Fervia a política municipalista do Grande ABC em 1943, em plena ditadura de Getúlio. As informações (e pressões) rolavam.
O certo é que o projeto de revisão administrativa do Estado estava sendo elaborado. Pronto, passaria pelo Instituto Nacional de Geografia. Seguiria à Comissão de Estudos dos Negócios Estaduais, a fim de receber o parecer do órgão, ligado ao Ministério da Justiça. Só depois seguiria para aprovação do presidente da República.
Mais do que técnico, o projeto tinha muito de político. Santo André, prefeito Carvalho Sobrinho à frente, recorreu ao interventor do Estado, Fernando Costa, para garantir o máximo de integridade do seu território. Wallace Simonsen foi além: batalhou para trazer o chefe maior do Estado Novo à pequena (e ferida) São Bernardo.
Simonsen conseguiu trazer Getúlio Vargas a São Bernardo. Foi na manhã de 22 de dezembro de 1943, uma quarta-feira.
No seu segundo dia de visitas a São Paulo, Getúlio deslocou-se do Palácio dos Campos Elíseos, sede do governo paulista, para a região, onde inaugurou os primeiros 22 quilômetros da Via Anchieta. O ato ocorreu no km 15, junto ao acesso ao bairro dos Meninos, hoje Rudge Ramos. Em seguida, a comitiva oficial deslocou-se até o Centro de São Bernardo, em plena Rua Marechal Deodoro, entre o Largo da Matriz e o campo do Palestra, hoje Praça Lauro Gomes.
Apesar do mau tempo e de ser um dia útil de trabalho, muita gente compareceu. Faixas foram colocadas. Getúlio aplaudido.
Com presidente da Sociedade dos Amigos de São Bernardo, coube a Wallace Simonsen discursar. Dia seguinte, a íntegra de seu discurso era estampada em todos os jornais, num trabalho do poderoso DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda).
AMANHÃ EM MEMÓRIA
O discurso de Simonsen.
Getúlio o ouve, no
Centro de São Bernardo
Diário há 30 anos
Terça-feira, 2 de dezembro de 1986 – ano 29, edição 6305
Manchete – Grande ABC pode eleger cinco deputados federais; oito estaduais também já estão garantidos. A apuração das eleições de 15 de novembro prosseguia. Lenta. Tudo na base de cédulas. Não havia urna eletrônica.
Indústria – Scania anuncia investimentos de US$ 60 milhões até 1991 em seu parque industrial na Vila Euro, em São Bernardo.
Futebol – EC São Bernardo derrota o Ferroviário Ituano por 1 a 0, gol de Lambari, no Baetão. Classifica-se para as semifinais da Segunda Divisão. Vai pegar o Bragantino.
Polícia – Violência continua alta com 54 homicídios em 30 dias no Grande ABC.
Em 2 de dezembro de...
1916 – Com o fechamento da Companhia Fabril, localizada na Estação São Bernardo, hoje Santo André, é grande o número de famílias operárias que se retiraram para a Capital.
A guerra. Do noticiário do Estadão: encontro de trens na Áustria, com mortos e feridos.
1921 – Jacob Valentino Bassoli nasce no bairro dos Meninos, hoje Rudge Ramos, em São Bernardo. Foi diretor e conselheiro do Meninos FC.
1971 – Instituições Senador Flaquer, de Santo André, inauguram a Biblioteca Edgar Alves de Souza. Sr. Edgard foi um dos iniciadores e principal batalhador para a formação da biblioteca.
1976 – Diário começa a publicar nova história em quadrinhos, com o personagem Piro.
1981 – Instituto Metodista formaliza o Núcleo de Estudo da Memória Popular do Grande ABC. Na coordenação, professor José Marques de Melo.
1996 – Fundada a Estação Primeira do Centro, em Diadema.
Hoje
Dia Nacional de Relações Públicas
Dia da Astronomia
Dia do Samba
Santos do Dia
Bibiana era filha de Flaviano, prefeito de Roma. Ele e sua mulher, Dafrosa, foram martirizados durante o curto e ímpio reinado de Juliano. Bibiana foi obrigada a passar seis meses num prostíbulo, para que se perdesse. Resistiu a tudo.
Foi chicoteada até a morte no ano 363.
Santa Bibiana possui uma igreja matriz na cidade de Martinópolis, Interior de São Paulo.
Ita Ford, Maura Clarke, Dorothy Kazel e Jean Donavan nasceram nos Estados Unidos e foram assassinadas em El Salvador em 2 de dezembro de 1980.
Os quatro eram missionários.
Município Paulista
Hoje é o aniversário de Araçatuba, Avaí e Presidente Alves.
Araçatuba. Elevado a município em 1921, quando se separa de Penápolis
Avaí. Elevado a município em 1919, quando se separa de Bauru.
Presidente Alves. Elevado a município em 1927, quando se separa de Avaí.
Municípios Brasileiros
Aniversariam hoje:
No Rio Grande do Sul, Alto Alegre, Boa Vista do Buricá e Nova Hartz.
Na Paraíba, Aroeiras e Uiraúna.
No Piauí, Francisco Ayres e Regeneração.
Na Bahia, Ipiaú
Em Alagoas, Olho d’Água das Flores e Paulo Jacinto.
No Maranhão, Santa Rita.
Aniversariaram ontem, 1º de dezembro:
Na Paraíba, Boa Ventura, Esperança e Sapé.
No Amazonas, Careiro da Várzea.
No Paraná, Guaraci e Nossa Senhora das Graças.
No Mato Grosso, Itiquira.
Em Alagoas, Novo Lino e Tanque d’Arca.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.