Esportes Titulo
Santo André derrota Ituano e sai do sufoco
Nelson Cilo
Do Diário do Grande ABC
18/02/2006 | 21:02
Compartilhar notícia


A vitória sobre o Ituano por 2 a 0 - a segunda consecutiva - selou neste sábado à noite, no estádio Bruno Daniel, a reabilitação do Santo André no Campeonato Paulista. O gol do Santo André, logo no primeiro minuto, pegou o adversário de surpresa. Tudo surgiu de um escanteio bem cobrado pelo meia Rafinha, que Leandro Makelelê ajeitou para Gabriel só conferir de cabeça - 1 a 0.

A rápida vantagem serviu para descontrair o esquema de Roberto Fernandes. Afinal, o time da casa ditava o ritmo e procurava ocupar os melhores espaços. Nada mais fácil para quem estava na frente do placar e se impunha na base do equilíbrio e da naturalidade na troca de passes. O sistema 4-4-2 de Fernandes mantinha os laterais Túlio e Alexandre mais avançados ou eventualmente na vigilância, a exemplo de Padilha e Gabriel, sempre ligados nos contragolpes do Ituano. Ramalhão, que pode se transferir para o São Paulo, também se encarregava do combate.

O diferencial, porém, era a movimentação constante de Rafinha e de Elton, apoiados pelo esforçado Makelelê. O setor municiava constantemente os atacantes Leandrinho e Roncatto, que se deslocavam demais nas imediações da área. Aos 22, Rafinha, deslocado para a direita, levantou na medida para Elton concluir perigosamente nas mãos do goleiro André Luis. Aos 30 e 31 minutos, Júlio Cesar voltou a praticar duas importantes defesas. Aos 35, Rafinha, livre na meia-direita, colocou uma bola na trave.

Na etapa complementar, o Santo André brecava o ímpeto do Ituano, que pressionava na tentativa de igualar o resultado. No entanto, a equipe do interior parou sempre em uma barreira intransponível chamada Júlio César. Aos 18, Ramalhão, atento à bola que entrava no ângulo, desviou de cabeça e não permitiu o empate do Ituano. Este insistia em atacar, ainda que de forma desordenada, mas o Santo André soube manter a cadência ou disparar na hora certa. Aos 32, Rafinha, ao completar o levantamento de Leandrinho, definiu os 2 a 0.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;