Internacional Titulo
Justiça argentina retoma investigações sobre atentado contra Amia
Da AFP
17/09/2004 | 19:43
Compartilhar notícia


A investigação do atentado contra a sede da comunidade israelita AMIA em 1994 foi retomada com o surgimento da chamada ‘pista iraniana’ e outras conexões internacionais.

O tribunal que eximiu de "culpa e responsabilidade" um civil e 21 ex-policiais, ordenou também que ex-membros do governo Carlos Menem (1989-99), suspeitos de encobrir os autores do ataque que causou 85 mortes e deixou 300 feridos, prestem depoimento.

"O caso não volta ao começo, mas continuará por vários caminhos. Estão pendentes ordens internacionais de prisão (de ex-funcionários iranianos)", disse o promotor do caso, Alberto Nissman.

Nissman foi designado para liderar uma unidade de investigações, enquanto o juiz Juan José Galeano, que era encarregado do processo, está à beira do julgamento político, acusado de graves irregularidades.

A unidade especial investigará o papel dos homens de Menem, acusados de atuar com a conivência de Galeano para encobrir os autores do atentado realizado em 18 de julho de 1994.

Nissman foi um dos promotores que acusaram 21 ex-policiais e um vendedor de carros roubados de ajudar os terroristas e fornecer apoio logístico. Cinco dos indiciados ficaram presos entre 8 e 10 anos até que um tribunal federal os eximiu de culpa, devido a graves falhas nas investigações.

O promotor afirmou que o edifício foi destruído por um carro-bomba. Entretanto, as investigações independentes apontam que os explosivos foram colocados na sede ou num veículo na porta do edifício.

Nissman lembrou que continuam pendentes as ordens de prisão internacionais contra o ex-embaixador iraniano na Argentina Hadi Soleimanpur e do adido cultural Moshe Rabbani, entre outros funcionários deste país, como supostos integrantes da conexão internacional.

O juiz encarregado do processo desde dezembro de 2003, Rodolfo Canicoba Corral, não descarta nenhuma hipótese e segue a pista sobre o argentino de origem síria, Kanoore Edul, fabricante de roupa. Este último suspeito pode ser o "elo perdido" com a conexão local, a organização libanesa pro-iraniana Hezbolla e Moshé Rabbani, disseram as fontes judiciais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;