Nacional Titulo
Porto Seguro aguarda caravelas vindas de Portugal
Do Diário do Grande ABC
19/04/2000 | 17:15
Compartilhar notícia


Caravelas - A cidade de Porto Seguro (Nordeste do Brasil), onde desembarcou o navegador Pedro Alvares Cabral em 22 de abril de 1500, voltará a receber esta semana várias caravelas procedentes de Portugal, que estao repetindo a rota do descobridor português cinco séculos depois.

Mais de 50 veleiros e réplicas de embarcaçoes do século XVI construídas para a ocasiao saíram de Portugal em 8 de março, mesma data em que Cabral deixou Lisboa em 1500 para uma viagem de 10 mil quilômetros até as Indias, que levaria 46 dias.

Os presidentes brasileiro, Fernando Henrique Cardoso, e português, Jorge Sampaio, deram a largada da regata, como fez há 500 anos o rei Manuel I, de Portugal, com as 13 caravelas capitaneadas por Cabral.

Os barcos que repetem a rota dos descobridores fizeram escalas em Cabo Verde e em Salvador, enquanto há 500 anos a viagem seguiu sem interrupçoes.

Entres os barcos haveria uma réplica da nau Capitânia, em que viajou Cabral. O modelo custou cerca de US$ 2 milhoes e foi um projeto de parceria entre o governo e empresas privadas, mas nao conseguiu zarpar do Rio de Janeiro a tempo de chegar a Porto Seguro.

Os presidentes Fernando Henrique e Jorge Sampaio acompanharao a chegada das caravelas da parte alta de Porto Seguro, um mirante privilegiado do mar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;