Internacional Titulo
Angela Merkel é eleita chanceler da Alemanha
Da AFP
22/11/2005 | 11:47
Compartilhar notícia


A conservadora Angela Merkel foi eleita nesta terça-feira chanceler da Alemanha. Ela conseguiu os votos de 397 deputados da Câmara Baixa do Parlamento e se tornou a primeira mulher a dirigir o país.

Dos 612 deputados presentes, 397 votaram a favor da indicação dos conservadores, 202 contra, 12 se abstiveram e um votou nulo. A maioria necessária era de 308 deputados.

"Senhor presidente (do Parlamento), aceito a eleição", disse Merkel, visivelmente emocionada após o anúncio dos resultados. O ex-chanceler alemão Gerhard Schroeder foi o primeiro a apertar a mão da nova líder da Alemanha.

Biografia- Vinda da extinta Alemanha Oriental comunista, Angela Merkel conseguiu se impor, pela tenacidade, como a primeira chanceler da história da Alemanha. Durante a campanha, em contraste com Schroeder, ela teve problemas em mobilizar multidões e obteve para os democrata-cristãos apenas 35,2% dos votos nas eleições antecipadas do dia 18 de setembro.

Em 1991, Angela foi nomeada ministra para Assuntos da Mulher e da Juventude pelo chanceler Helmut Kohl. Em 1994, ela virou ministra do Meio Ambiente. "Tive a sorte de Kohl me confiar um pequeno ministério para aprender as regras do jogo", afirmou recentemente.

Angela começou sua carreira política em 1990, como porta-voz do governo do primeiro-ministro conservador alemão oriental Lothar de Maizere, e no mesmo ano foi eleita deputada nas primeiras eleições livres da ex-RDA.

Merkel centra todos seus discursos de campanha, sóbrios e analíticos, no emprego. Sua política contém elementos conservadores, liberais e também progressistas, em particular os que se referem ao modelo familiar.

Casada pela segunda vez e sem filhos, Angela Merkel soube cercar-se de uma rede de mulheres, mas nunca quis utilizar sua condição feminina na hora de fazer política.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;