Internacional Titulo
Manifestação da oposição
termina com cinco mortos
Da AFP
06/01/2011 | 10:33
Compartilhar notícia


Cinco pessoas morreram e pelo menos 60 ficaram feridas em Arusha, norte da Tanzânia, durante uma manifestação do Chadema, principal partido de oposição do país, dispersada violentamente pela polícia, informou nesta quinta-feira o próprio partido.

A polícia havia divulgado um balanço de dois mortos, nove feridos e 50 membros do Chadema presos, incluindo seu presidente e secretário-geral.

Wilbrod Slaa, candidato às eleições presidenciais de 31 de outubro de 2010 - vencidas pelo atual chefe de Estado, Jakaya Kikwete - também foi detido.

"Segundo nossas informações, cinco pessoas foram assassinadas e mais de 60 ficaram feridas", disse John Mrema, diretor de assuntos parlamentares do Chadema.

"É muito difícil calcular o número preciso de pessoas presas. Ainda esta manhã a polícia continuava prendendo pessoas", acrescentou.

"Neste momento, ignoramos as acusações que serão apresentadas contra elas (...). Isso mostra que não há Estado de direito neste país", denunciou Mrema.

"Se a situação continuar assim, as pessoas vão perder a confiança na polícia (...), e o país pode chegar a ficar ingovernável por causa da polícia".

Milhares de partidários do Chadema se concentraram na quarta-feira no centro da cidade de Arusha para denunciar a reeleição de Kikwete, que consideram ter sido "fraudulenta", e a "corrupção" no governo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;