Economia Titulo
Com setor aquecido, franquias têm 25 mil vagas temporárias
Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
11/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Os fortes resultados contabilizados pelo setor de franquias no decorrer do ano motivará as empresas a incrementar as contratações temporárias, totalizando quase 25 mil postos de trabalho, para atender às vendas natalinas. A ABF (Associação Brasileira de Franchising) estima que o faturamento de dezembro seja 35% superior que o registrado no ano passado.

"Como o setor está bastante aquecido, a perspectiva é que metade desses funcionários seja efetivada após o término do contrato, isso porque as redes vão continuar expandindo no próximo ano", afirma Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF.

Ele destaca que o reaquecimento da economia motivou muitas empresas a elevarem as projeções de crescimento para o ano em até 30%, tanto que o setor prevê movimentar R$ 63 bilhões este ano, o que corresponde alta de 14,5%.

Levantamento da associação indica que o segmento de beleza e saúde se destacará no período, seguindo o ritmo dos últimos anos. Camargo lembra que apenas no primeiro semestre, a rede O Boticário elevou o faturamento em 24%. Neste mesmo caminho estão as concorrentes Contém 1g, Água de Cheiro e Mahogany, por exemplo.

Outros segmentos que também vão criar mais vagas para atender à demanda são o de alimentação, acessórios pessoais, calçados, vestuário, cafés, doces e salgados.

"No início de 2008, a crise afetou um pouco o desempenho do varejo, especialmente o fluxo nos shopping centers. Agora, o cenário é totalmente oposto", observa Camargo. A expansão física das franqueadoras será até 6% maior em 2010.

OPORTUNIDADE - As funções mais requisitadas para a época são de atendentes, profissionais de venda, operadores de caixa, estoquistas, auxiliares de produção e gerentes.

Em relação ao perfil dos candidatos, destacam-se jovens com dinamismo, idade entre 18 anos e 28 anos, ensino médio completo e disponibilidade de horário. Para algumas oportunidades, não há exigência de experiência.

Entre as redes de fast-food, o Bob's ofertará 1.000 vagas, acréscimo de 10% ante a mesma data do ano passado. O Habib's terá 300 novas oportunidades e a marca de culinária italiana Spoleto, 250 vagas.

Para o professor do curso de administração FEI (Fundação Educacional Inaciana), Renato Ladeia, "a vaga temporária deve ser vista como um aprendizado e o primeiro passo para a contratação efetiva". Ele alerta também para a importância do candidato procurar agências de emprego que tenham credibilidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;