Nacional Titulo
Casal processa município por erro em teste de HIV
14/10/2004 | 22:36
Compartilhar notícia


Aos seis meses de gravidez, a dona de casa Lilian Fonseca, 28 anos, recebeu o resultado do exame de sangue feito no pré-natal num hospital municipal do Rio: ela era HIV positivo. E a médica ainda informou que o bebê já poderia estar contaminado, por causa da gravidez já avançada. Lilian expulsou o marido de casa e pensou em abortar o filho. Pouco antes de o bebê nascer – hoje um garoto saudável de oito meses –, a contraprova revelou que o primeiro teste, feito no Hospital Municipal de Piedade, estava errado. O novo exame deu negativo. O casal está processando o município.

“O nascimento do nosso filho era para ser o momento mais importante da nossa vida, e foi o pior pesadelo que nós já vivemos”, contou o vendedor Anderson Amaral, 31, que também se submeteu a novo exame.

Lilian coletou sangue para os exames do pré-natal em 27 de junho de 2003, mas só em outubro, quando já havia ido a outras duas consultas no posto de saúde Eduardo Araújo Vilhena Leite, em Piedade, foi avisada do resultado dos testes. A Secretaria de Saúde informa que ela deveria ter buscado o resultado, que ficou pronto em 1º de julho, no hospital. Mas Lilian disse que foi orientada a esperar, já que os documentos seguiriam direto para sua médica, no posto.

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde informou que foram testados quatro amostras de sangue de Lilian pelo método Elisa. Todos deram positivo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;