Internacional Titulo
Terremoto afeta patrimônio histórico na Índia
Das Agências
29/01/2001 | 12:01
Compartilhar notícia


Depois do terrível balanço de perdas em vidas humanas e em recursos econômicos, causado pelo terremoto que arrasou o Estado de Gujarat (Oeste da Índia), a atenção se concentra agora também nos graves danos ao patrimônio histórico.

Numerosos monumentos históricos de vários séculos de antigüidade se situam no Estado de Gujarat, afetado sexta-feira por um terremoto de 6,9 graus na escala de Richter, segundo os institutos indianos — e de 7,6 a 7,9 segundo os observatórios estrangeiros — e cujo balanço de perdas em vidas humanas pode superar os 20 mil mortos.

Entre os edifícios localizados no Estado, figuram o famoso templo de Sonmath, dedicado ao deus hindu Shiva, o Ashram de Sabarmati, conhecido também como a Ermida do Mahatma Gandhi, assim como um sítio que data da civilização Indus, entre 3 mil e 4 mil anos antes de Jesus Cristo.

‘‘Mas são apenas os monumentos mais conhecidos, há outros. Sabemos que a maioria foi danificada’’, declarou Harshad Kumari, da Sociedade Nacional Indiana do Patrimônio Artístico e Cultural de Gujarat.

A situação da cidade medieval de Bhuj, situada a uns 20 km ao sul do epicentro do tremor, é um dos temas de preocupação.

‘‘Soube que Bhuj foi arrasada e acho que perdemos muitos monumentos históricos. É muito triste’’, disse.

A agência Press Trust of India informou que um museu de 113 anos em Bhuj foi completamente arrasado, destruindo uma importante coleção de objetos de arte, entre os quais uma estátua de Buda do século VII.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;