Cultura & Lazer Titulo
Disney quer 'Toy Story 3' no Oscar
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
13/01/2011 | 07:22
Compartilhar notícia
Divulgação


O anúncio dos indicados aos prêmios do Oscar deste ano ocorre no dia 25, mas as produtoras já começaram a se movimentar para ver seus títulos na lista da Academia de Cinema de Hollywood. Uma das principais campanhas que têm chamado a atenção do público - e, quem sabe, dos integrantes do júri - envolve ‘Toy Story 3'. Apesar da animação ser voltada em grande parte para as crianças, muito se fala sobre sua indicação a estatueta de melhor filme. Caso isso ocorra, terá chances para brigar com reais forças pelo envelope com seu nome.

Lançado em junho, o longa-metragem do diretor Lee Unkrich encerra a saga iniciada em 1995 com o primeiro filme envolvendo a parceria Disney/Pixar. Muitos anos se passaram desde o filme original e o jovem Andy se prepara para ir para a faculdade. Sem tempo para divertidas aventuras com caubói Woody, o astronauta Buzz Lightyear e companhia, os brinquedos acreditam que viverão nova vida na creche Sunnyside. Mas o local apropriado para as brincadeiras com as crianças não é tão perfeito quanto parece.

‘Toy Story 3' vai além de apenas mais uma obra Disney. Cheio de nostalgia e carregado com fortes doses de sentimentalismo, a animação encerra um ciclo pelo qual uma geração inteira acompanhou o que ocorria no quarto de Andy enquanto ele não estava por perto. O estúdio parece entender esse significado e o transformou em uma das melhores produções cinematográficas do ano. A opinião é a mesma de outros respeitados críticos internacionais e de importantes figuras do cinema, caso de Quentin Tarantino.

A campanha de marketing da Disney envolve diversos cartazes divulgados nas páginas das principais publicações de entretenimento dos Estados Unidos. A ideia é remeter algumas cenas do longa a outros grandes títulos que venceram o Oscar de melhor filme em edições anteriores. ‘Sindicato de Ladrões' (1954), ‘O Silêncio dos Inocentes' (1991), ‘Titanic' (1997), ‘Shakespeare Apaixonado' (1998), ‘O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei' (2003) e ‘Quem Quer Ser Um Milionário?' (2008) são citados nos trabalhos publicitários em meio a situações vividas pelos personagens. Os nomes aparecem sempre depois de "Não desde...".

A possibilidade do desenho animado figurar entre os indicados é grande, principalmente pelo fato de que, desde o ano passado, o número de selecionados para a categoria passou a ser de dez filmes. Na edição de 2009, a Disney/Pixar esteve presente na briga pela estatueta mais cobiçada do evento com ‘UP - Altas Aventuras', dos diretores Pete Docter e Bob Peterson. A primeira vez que uma animação figurou na lista de melhor filme foi na edição de 1992, com ‘A Bela e A Fera' (1991).

Os desenhos animados ainda sofrem preconceito e, mesmo com alguns apresentando temáticas emocionais típicas do universo adulto, ainda são vistos apenas como voltados para o público infantil.

A Academia de Cinema de Hollywood precisa deixar de lado esse tipo de observação e levar em conta a arte por trás dos filmes. As engraçadas campanhas servem apenas para divertir.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;