Setecidades Titulo
Prefeitura de Diadema irá instalar câmeras em todos os bairros da cidade
William Novaes
Do Diário do Grande ABC
27/10/2009 | 07:48
Compartilhar notícia


Todos os bairros de Diadema serão monitorados 24 horas por câmeras até o final desta semana. Essa é a expectativa da Prefeitura, com a instalação de 16 novos equipamentos de vídeo. Com este incremento, serão 62 em todo o município.

Até a tarde de ontem, cinco novas câmeras já tinham sido instaladas, totalizando 51 em funcionamento. Destas, 11 são fixas, o que não é recomendado por alguns especialistas em segurança.

A administração municipal também pretende ampliar os trabalhos no Centro Integrado de Videomonitoramento.

Hoje, quatro guardas municipais operam os aparelhos, por meio de quatro computadores, de dia e de noite. E dois trabalham nas madrugadas.

"A ideia é instalar mais oito televisões de 42 polegadas de alta definição e ter mais oito operadores, além de concentrar toda a central da GCM no mesmo prédio", comenta José Francisco Alves, secretário de Defesa Social.

Os equipamentos foram adquiridos por R$ 800 mil. A verba foi cedida pelo governo federal, por meio do convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, através do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania).

Só os bairros Canhema e Promissão ainda não contam com o aparelho de segurança em Diadema. Porém, segundo a Prefeitura, até sexta-feira, também serão monitorados.

As novas câmeras conseguem visualizar a até dois quilômetros de distância e girar 360 graus. Entre os delitos flagrados com mais frequência estão tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, uso de entorpercentes, infrações de trânsito e danos.

"As câmeras são instaladas próximas de patrimônios públicos e em áreas que nossos estudos apontaram ser necessário o monitoramento. Só a instalação já é uma medida de segurança preventiva", diz Emílio D' Ângelo Júnior, subcomandante da GCM de Diadema.

O local que concentra o maior números de câmeras é o Centro. São 16 aparelhos em um espaço de dois quilômetros quadrados.

A administração municipal informou que solicitou a compra de mais 22 aparelhos de monitoramento para o governo federal. A proposta é que 100 câmeras sejam espalhadas pelo município.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;