Política Titulo
PF investiga suposta fraude em eleições no RJ
Do Diário OnLine
28/10/2003 | 19:23
Compartilhar notícia


A Polícia Federal (PF) está investigando uma suposta fraude ocorrida nas eleições de 2002 no Rio de Janeiro. Segundo a rádio 'CBN', a denúncia aponta que alguns candidatos tinham mais votos quando a apuração estava em 65% do que quando todos os votos foram contados.

Entre esses casos, está o da candidata Verônica Costa (PL). Com 65% dos votos apurados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ela tinha 21.413. Mas, com a apuração terminada, o número caiu para 15.070 votos – 6.343 a menos. Além disso, 16 candidatos que teriam recebido votos apareceram com zero no final da eleição.

O candidato derrotado do PTdoB Ronaldo Lessa também teria sido vítima do esquema. Com 65% das urnas apuradas, Lessa aparecia com 33.201 votos. No entanto, ao final da contagem, ele somou apenas 1.731 votos.

O relatório contendo essas informações foi entregue pelo candidato derrotado Ronaldo Antônio da Silva (PTdoB). No último dia 23, ele prestou depoimento à Delegacia de Defesa Institucional e revelou uma gravação em que conversa com um homem que cobra R$ 10 por voto adulterado, para favorecer candidatos nas eleições municipais de 2004.

A denúncia sobre a eleição de 2002 foi protocolada pelos gabinetes do Ministério da Justiça e da Presidência da República. Na Assembléia Legislativa, o líder do PT, Carlos Minc, disse que a denúncia é muito grave e vai pedir que o Ministério Público apure. Ele não descartou a realização de uma CPI sobre o caso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;