Política Titulo
Nova direção peemedebista descarta deixar base aliada
Leandro Laranjeiras
Do Diário do Grande ABC
27/10/2009 | 07:26
Compartilhar notícia


Legenda com maior número de filiados de Santo André, cerca de 14 mil, o PMDB definiu anteontem sua nova direção. O processo foi tranqüilo, uma vez que os peemedebistas tiveram apenas de referendar chapa única encabeçada pelos vereadores José de Araújo (presidente) e Sargento Juliano (primeiro vice).

Diferente do que ocorre com outros partidos da base aliada do prefeito Aidan Ravin (PTB), a exemplo de PSB e DEM, Araújo afirmou "não haver hipótese" de a sigla deixar a sustentação. "Nossa prioridade é defender participação mais efetiva do partido no governo", declarou. Na prática, a sigla cobrará espaço na administração, uma vez que não tem representantes nos primeiros escalões.

Além de colocar o PMDB no governo e "manter o crescimento do partido" na cidade, a direção eleita - que para alguns correligionários não tem nada de nova em comparação à antiga, com Juliano presidente e Araújo vice - assume tendo como missão contornar um problema interno.

Um dos mais antigos filiados na cidade, o ex-vereador Oswaldo Moura tenta se desligar da sigla à revelia dos parlamentares. Alegando problemas pessoais com a dupla Juliano e Araújo, Moura entregou carta de desfiliação em 20 de agosto. Mas até agora não conseguiu se desvincular da sigla porque a antiga direção tenta reverter a situação.

Irredutível após tomar a decisão, Moura afirma que sua paciência está no fim. Avisou que esperará até sexta-feira. Caso contrário, buscará outras instâncias partidárias (leia-se executiva estadual).

Embora prefira não entrar em detalhes, Moura explicou que a saída do PMDB após quase 20 anos foi motivada por desentendimentos. "Nunca pensei em sair, mas não tinha mais ambiente. O partido hoje tem dono, e não concordo com a maneira como o PMDB está sendo conduzido."

Tanto Juliano quanto Araújo optaram por não polemizar. Exaltaram a importância de Moura para a legenda e disseram que trabalharão para mantê-lo nos quadros. "Nosso interesse é que ele continue, pois trata-se de uma liderança do partido", resumiu Araújo.

Com a eleição da nova executiva, Juliano passa a acumular as funções de presidente da Câmara e líder da bancada peemedebista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;