Internacional Titulo
Epidemia de gripe mata pelo menos 480 em Madagascar
Da Agência EFE
20/08/2002 | 17:22
Compartilhar notícia


Pelo menos 480 pessoas já morreram em decorrência de uma epidemia de gripe que afeta desde o início de junho a população de Madagascar, informaram nesta terça-feira porta-vozes do Ministério de Saúde Pública citados pela rádio sul-africana.

O vírus epidêmico, catalogado como "extremamente agressivo" pelas fontes de saúde malgaxes, estendeu-se por várias províncias da ilha e já contaminou cerca de 20 mil pessoas.

Os primeiros casos foram registrados na cidade de Alakamisy-Ambohimaha, na província de Fianarantsoa, a 270 quilômetros a sudeste de Antananarivo, capital malgaxe, mas as autoridades médicas só tomaram conhecimento da situação um mês depois devido à confusão criada pela sintomatologia da doença.

Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou a identificação do vírus como sendo o Influenza do tipo A feita pelo Instituto Pasteur de Madagascar, e cujas manifestações são fortes dores de cabeça e espasmos musculares, que se estendem do pescoço ao peito e vêem acompanhados por uma tosse seca.

Embora a gripe causada por este vírus geralmente não cause a morte do paciente se ele for tratado a tempo, a falta de atenção médica nas áreas remotas da ilha teve como resultado um alto índice de mortalidade em decorrência desse surto epidêmico.

Os mais afetados são os idosos e as crianças, segundo as autoridades malgaxes, que recomendam por rádio que aqueles que acreditam estar contaminados se dirijam imediatamente ao hospital mais próximo e que não tentem se tratar com remédios caseiros tradicionais.

Antiga colônia francesa, com uma população de quinze milhões de habitantes, Madagascar é a maior ilha da África, situada a cerca de 400 quilômetros do litoral de Moçambique, no Sudeste do continente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;