Política Titulo Impedimento
José Augusto espera aval da Justiça

Processos podem atrapalhar candidatura do tucano
em Diadema; Partido Verde aguarda desfecho ansioso

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
12/03/2012 | 07:55
Compartilhar notícia


O PSDB de Diadema acompanha de perto os desdobramentos da validação da Lei da Ficha Limpa por parte do STF (Supremo Tribunal Federal). Tudo porque o principal cacique da sigla na cidade, o ex-deputado estadual José Augusto da Silva Ramos, pode ficar impedido de concorrer à Prefeitura em outubro por conta de processos que enfrenta na Justiça. Caso o tucano não consiga ingressar na corrida eleitoral, parceria com o PV seria a alternativa mais viável.

As legendas têm acordo firmado de apoio mútuo no segundo turno, já que o vereador Lauro Michels (PV) é pré-candidato a prefeito pela sigla verde. Michels iniciou a carreira política no tucanato e saiu do PSDB no ano passado por divergência com José Augusto na composição da chapa de disputa majoritária. A parceria seria antecipada se o tucano não conseguisse registro para concorrer.

José Augusto recorre de duas ações históricas na cidade. A primeira é referente à contratação do escritório do advogado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT) pela Prefeitura de Diadema. O acordo entre a administração municipal e a advocacia do petista - firmado sem licitação - durou entre 1983 e 1996 e abrangeu as gestões de Gilson Menezes (PSB), José Augusto (à época no PT) e José de Filippi Júnior (PT).

Em maio do ano passado, o Tribunal de Justiça de São Paulo condenou, em segunda instância, os três políticos alegando gastos abusivos no convênio com o escritório. Durante toda vigência do contrato, Greenhalgh defendeu somente duas causas do Paço e embolsou R$ 2,1 milhões, a despeito de o Executivo contar com 51 procuradores.

Outra ação contra o tucano é referente a concurso aberto pela Prefeitura em 1992, em sua gestão, para contratação de médicos. José Augusto e sua mulher, a ex-vereadora Maridite Cristóvão de Oliveira (PSDB), foram aprovados pela seleção. O Ministério Público questionou judicialmente o ingresso e aprovação dos dois no concurso. Apesar da ação, José Augusto e Maridite continuam como médicos concursados do município.

Presidente do PSDB de Diadema, o vereador José Francisco Dourado garante que José Augusto será candidato. "Só trabalhamos com a hipótese de ele ser candidato", diz. "Ele está empolgado com a aproximação da eleição. E ele na eleição faz muito barulho na cidade."

 

VICE

A despeito dos comentários internos, o PSDB se movimenta para encontrar um vice para a chapa de José Augusto. Dourado afirmou que conversou com PDT, DEM e PMN, que projeta lançar ao Paço Edvan Rodrigues da Silva, o Buiú. "Não podemos fechar a discussão agora, porque se fizermos isso nosso poder de negociação fica comprometido."

Os tucanos também aguardam as tratativas para formação do arco de aliança de apoio ao prefeito Mário Reali (PT). "Acho que sobra muita coisa do lado de lá. E pode vir para cá, que há espaço para todos", opinou Dourado.

Na bolsa de apostas da política diademense, os partidos com mais chances de saírem da órbita governista são PMDB e PCdoB. Os peemedebistas deram sinais de insatisfação no Legislativo na quinta-feira e, caso não indiquem o vice de Reali, ameaçam romper a aliança.

Já o PCdoB projeta lançar chapa própria de vereadores, mas, se houver possibilidade de coligação vantajosa, a direção pode considerar a proposta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;