Internacional Titulo
Guerra na Bósnia: ex-líder sérvia pode pegar até 25 anos
Do Diário OnLine
Com Agências
18/12/2002 | 14:45
Compartilhar notícia


Foto: AFP Promotores do Tribunal de crimes de guerra de Haia devem pedir nesta quarta-feira que a ex-presidente sérvia na Bósnia Biljana Plavsic pegue 15 a 25 anos de prisão, por crimes de guerra. Biljana confessou liderar a limpeza ética contra muçulmanos e croatas e escapou da prisão perpétua.

“A ciência de que sou responsável por tamanho sofrimento humano e por manchar o caráter do meu povo sempre estará comigo”, afirmou Plavsic, na terça-feira.

A ex-presidente sérvio-bósnia foi a única autoridade a confessar a participação no genocídio, na Guerra da Bósnia (1992-95). Esta quarta-feira é o último dia de julgamento. Não há previsão para o anúncio da data da sentença.

Histórico - A Guerra da Bósnia começou com a aprovação de um plebiscito pelos croatas, de maioria católica, e bósnios-muçulmanos para a emancipação dos dois países da Iugoslávia. A minoria sérvia na região, de cristãos ortodoxos, foi contra a iniciativa. Duzentas mil pessoas morreram na limpeza étnica, liderada pelos sérvios.

Em 1995, termina a guerra, com a divisão da Bósnia em uma parte muçulmana, que pertence ao que hoje se chama de Bósnia, e a parte cristã, que pertence à República Sérvia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;