Política Titulo
Petistas de SBC recorrem à estadual para disputar eleições
Marcos Palhares
Do Diário do Grande ABC
19/05/2004 | 22:07
Compartilhar notícia


A executiva estadual do PT recebeu nesta semana um recurso de São Bernardo pedindo a restituição de duas pré-candidaturas a vereador que foram impugnadas durante o encontro local do partido, no último domingo. Na ocasião, além de definir Tunico Vieira (PMDB) como vice na chapa do deputado federal e pré-candidato a prefeito Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, os 203 delegados petistas definiram uma lista com 30 pré-candidatos a uma vaga na Câmara. Maria Cristina Campagnolo, do bairro Ferrazópolis, e Edwards Neves Neto, do Jardim Ipê (Grande Alvarenga), tiveram seus nomes impugnados.

“O procedimento foi ilegal. O regimento interno do encontro contraria tanto o estatuto do PT como o regulamento de prévias e encontros”, acusou o pré-candidato a vereador Wagner Lino, um dos autores do recurso encaminhado à executiva estadual. “O estatuto deixa claro, no artigo 132, que as impugnações devem ser feitas até 15 dias antes do encontro, e nunca depois disso, para garantir o direito de defesa do pré-candidato. E o artigo 43 do regulamento diz que o pedido de impugnação deve ser feito três dias após a divulgação da lista dos inscritos, o que ocorreu há cerca de um mês”, acrescentou.

Segundo Lino, foi apresentada uma lista com 42 nomes, para 32 vagas. “Neste caso, em que não há consenso, o correto é a apresentação de chapas, mas não fizeram isso. A companheira Maria Angélica Fernandes, da executiva estadual, chamou a atenção da mesa e dos delegados naquele momento, dizendo que não podiam fazer daquela maneira”, contou o pré-candidato a vereador. “Foram fazendo destaques e chegaram a uma lista com 29 nomes aprovados. Daí, sobraram três vagas. Eu, a Maria Cristina e o Neto formamos uma chapa, mas eles já tinham se articulado para impugnar o nome dos dois”, disse Lino.

A chapa foi à votação e obteve 42% dos votos dos delegados. “Isso dá uma proporcionalidade de 21% e nos dava o direito a indicação de sete candidatos. Mas eles fizeram outra conta e chegaram a 0,63%, o que dá direito a indicar apenas um nome”, reclamou o pré-candidato a vereador.

De acordo com o presidente do PT de São Bernardo, José Albino, as duas pré-candidaturas foram impugnadas porque Maria Cristina e Neto já haviam sido destacados da lista inicial de 42 nomes, e por isso não poderiam compor uma chapa para preencher as três vagas restantes da lista definitiva de 32. “Porém, todo e qualquer militante deve recorrer a instâncias superiores se achar que deve. Acho correto isso e acataremos o que decidir a executiva estadual”, resumiu Albino. A decisão sairá na próxima segunda-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;