Economia Titulo
Amadeo: BC nao deve explicitar intervençao no câmbio
Do Diário do Grande ABC
13/01/2000 | 17:40
Compartilhar notícia


O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Edward Amadeo, defendeu nesta quinta-feira, durante uma conference call que o Banco Central nao deve explicitar regras sobre suas intervençoes no mercado de câmbio. "O Banco Central agirá de forma discricionária e sem estabelecimento de regras para suas intervençoes. Num regime de câmbio flutuante, o Banco Central reserva-se o direito de, a cada momento, estabelecer o momento mais adequado de fazer intervençoes, sempre no espírito de minimizar oscilaçoes em torno de uma trajetória do câmbio fixada pelos próprios fundamentos da economia", afirmou Amadeo.

Para o secretário, se a Autoridade Monetária e a equipe econômica do governo têm se reservado o direito de nao explicitar regras, quando o assunto é intervençao no mercado de câmbio, por outro lado, o Banco Central têm feito um "enorme esforço" para aumentar a transparência das suas decisoes. Como exemplo, o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda citou a divulgaçao das atas das reunioes do Conselho de Política Monetária (Copom) e a publicaçao trimestral do relatório de inflaçao, onde, ainda segundo Amadeo, o Banco Central deixa "muito claro" qual é o cenário no qual está trabalhando para fixaçao da taxa de juros na economia brasileira.

"No que diz respeito a sua açao mais estrutural, de acordo com o modelo de metas de inflaçao, a transparência tem sido enorme, e este é um compromisso nao só do BC como tem sido da equipe econômica como um todo", afirmou Amadeo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;