Economia Titulo
Fraga prevê saída do Brasil da categoria de risco em 30 meses
Do Diário OnLine
02/07/2002 | 13:38
Compartilhar notícia


O presidente do Banco Central, Armínio Fraga, afirmou nesta terça-feira, em São Paulo, que o Brasil deverá sair da ‘categoria de risco’ em um prazo de até 30 meses. O país é hoje considerado abaixo da linha de investimento por três das principais agências de classificação de risco internacionais (Standard & Poor's, Moody's e Fitch).

”Acredito ser possível, apesar da conjuntura atual, tirar o país da categoria de alto risco e colocar o Brasil em uma categoria de baixo risco. É um projeto perfeitamente factível, as bases estão lançadas. Se formos disciplinados, podemos obter isso nos próximos meses. Só não podemos nos deixar levar pelo momento atual. Não podemos acreditar em soluções milagrosas. É aqui dentro que se ganha o jogo”, disse Fraga, durante o seminário Políticas de Desenvolvimento, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Ao justificar a alta do dólar nos últimos dias, o presidente do BC disse que o Brasil enfrenta esse problema porque ainda não conseguiu 'colar grau na escola do risco'. “Nós avançamos muito, mas não conseguimos colar grau na escola do risco. Não somos percebidos ainda como um país que dominou seus demônios históricos para construir um ambiente propício a investimentos”, disse.

Segundo Fraga, a solução para que o Brasil supere o que chamou de ‘ciclotimia’ dos problemas nos últimos 20 anos é conseguir investimentos. Em sua avaliação, esse desafio não é intransponível, e, assim, haveria espaço para uma queda da taxa de juros para 6%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;